Estúdios MF / Estudio Santa Rita

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaEstúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Banco, VigaEstúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, JanelaEstúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga, JanelaEstúdios MF / Estudio Santa Rita - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Estudio Santa Rita
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Ríos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Grohe, Kimikolor, Solarica
  • Diretora De Projeto: Maricruz Alcalá López
  • Colaboradores: Ana Laura Pérez, Victora Pedro Chan Solís, Gustavo Pech Collí
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa
© Sergio Ríos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situados no primeiro bairro residencial de baixa densidade fora do centro histórico de Mérida, México, os Estúdios MF estão projetados numa fração do terreno de uma casa da década de 1930. Com esta nova utilização, pretende-se recuperar a habitabilidade num contexto em que cada vez mais a população opta por novas áreas de desenvolvimento na cidade.

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Banco, Viga
© Sergio Ríos
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Sergio Ríos

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Corrimão
© Sergio Ríos

Programa arquitetônico. Atendendo às necessidades de um casal que deseja espaços de trabalho dedicados à arte e costura, diferenciados mas intimamente relacionados, os ateliês estão dispostos em um lote de dimensões limitadas (5,00 x 31,50 m) com uma frente estreita e grande profundidade, ao contrário dos contíguos.

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa
© Sergio Ríos
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Sergio Ríos

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Sergio Ríos

Princípios. Aproveitamento máximo da iluminação e ventilação natural. Otimização no uso dos espaços. Integração ao contexto construído. Racionalidade no uso dos recursos econômicos. Forma e o espaço respondendo principalmente à função e ao contexto. Utilização e integração das energias renováveis ​​como parte da linguagem formal.

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga, Janela
© Sergio Ríos

Proposta. Composição linear de espaços de trabalho e serviços alternados e sequenciados que se adaptam ao formato do terreno. Minimizar as áreas de circulação geral, integrando-as aos espaços de trabalho. Compartilhar serviços e áreas livres. Dialogar com o contexto construído e respeitar as características urbanas de um bairro tradicional com alto valor ambiental, para isso foi proposto: manter a separação da rua, respeitar a altura das construções próximas,  manter a integração das áreas arborizadas na construção

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Banheiro, Mesa, Pia
© Sergio Ríos
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Imagem 26 de 26
Planta - Térreo
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Imagem 24 de 26
Corte A-A
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Sergio Ríos
Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Jardim, Aido
© Sergio Ríos

Características Formais. Volumes maiores (de trabalho) de origem ortogonal transformam suas coberturas em lajes inclinadas na forma de dentes serrilhados para receber luz indireta e ventos frescos do nordeste. A inclinação das coberturas correspondem ao ângulo e orientação ideais para a geração de energia através de painéis solares. Pequenos volumes compactos fechados (serviços) com cores vivas indicam funções e criam contrastes.

A organização linearmente sequenciada alterna espaços abertos e fechados para compartilhar usos, alcançar conexões funcionais e integrar espaços verdes que oferecem luz e circulação de ar aos interiores. O eixo de composição formal coincide com o eixo principal de circulação desde o acesso ao último espaço aberto do pátio de descanso. Espaços luminosos facilitam o trabalho manual que neles se realiza. Texturas nas fachadas promovem a geração de uma pátina natural que suaviza as formas geométricas da arquitetura, protegendo as aberturas com planos horizontais.

Estúdios MF / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, Janela
© Sergio Ríos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mérida, Yucatán, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdios MF / Estudio Santa Rita" [Estudios MF / Estudio Santa Rita] 02 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981132/estudios-mf-estudio-santa-rita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.