Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, VigaComplexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela, PátioComplexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de InterioresComplexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoComplexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Pitá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9730
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maurício Moreno
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, A+Larong, Abatex, Allpex, Armstrong, Atlas ceramica, Boobam, Branco Papel de Parede, Ceramic Steel, Dalle Piagge, Donatelli, Eliane Revestimentos, Estúdio Bola, Fernando Jaeger, Franccino, Futon Company, Fórmica, GRAPHISOFT, Homelab Design, Innovarework, +18
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Maurício Moreno

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é formado por um complexo de 9mil m2 composto de 3 edifícios e uma grande área externa conectando tudo. Uma entrada principal conduz a chegada dos usuários através de uma marquise até o prédio 06, do refeitório, onde se encontra uma grande área de alimentação coberta com iluminação zenital, decks de madeira, sala wellness e apoio pedagógico aos alunos e família. Permeando este edifício um grande jardim de mata atlântica com um espelho d’água que conecta o refeitório ao edifício educacional onde se encontram uma praça central, cafés, biblioteca, laboratórios, ateliês de aula, espaços de auto estudo e suporte ao aluno, auditório, salas de reunião e de coordenadores.

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Maurício Moreno
Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Maurício Moreno

A partir da análise do site e do programa do cliente, a essência do projeto surge do objetivo de refletir toda a pedagogia e metodologia de ensino da nova universidade no espaço construído.  A proposta de ensino da Inteli é usar a metodologia ágil, comum no ambiente corporativo principalmente entre empresas de tecnologia, como uma das bases da metodologia de aprendizagem.

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Maurício Moreno
Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Maurício Moreno

Este método de trabalho surgiu no fim década de 90, através do manifesto ágil, no qual frustrados com o estado atual dos métodos de trabalho, buscaram reformular os modelos vigentes, transformando-o em processos mais flexível e simples. O partido arquitetônico então se apropria dos conceitos abordados acima para fazer das “Salas de aula” um manifesto educacional, descontruindo o que é uma sala de aula tradicional para assim refletir a proposta de ensino ágil e inovador. 

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Maurício Moreno
Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Maurício Moreno

Os ateliês foram pensados para descentralizar a figura do professor, colocando os alunos também como protagonistas do seu próprio ensino e futuro. Para isso, nenhuma das salas possui 4 lados, em todas as paredes temos espaços para escrever e projetar e eliminar a noção de “frente e fundão”. O professor em cada ateliê tem sua mesa em posição diferente em cada sala, sempre entre as mesas dos alunos, para que a interação seja estimulada de maneira espontânea. O ensino é divido em parte teórica, auto estudo e parte prática. 

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Maurício Moreno

Os alunos de diferentes cursos nos primeiros anos têm a mesma base de conteúdo enquanto trabalham em grupos de 8 pessoas durantes sprints resolvendo problemas reais para ongs e outras instituições. Dentro dessa dinâmica de aula as mesas trapezoidais foram desenvolvidas de maneira que quando unida oferece 9 lados sendo capaz de resolver as seguintes premissas; Todos os alunos se verem, verem o professor e as paredes de projeção; Mesas que pudessem dar maior espaço útil dentro dos ateliês; Possibilidade de televisores móveis e rebatíveis na ponta para que a comunidade possa criar outros tipos de interações entre grupos, professores e outros lugares do mundo.

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Maurício Moreno

A volumetria do projeto interna nasce primeiro do potencial construtivo do edifício, com a possibilidade de aumentar 2 novos andares, mas com um térreo sem iluminação a ideia foi criar vazios na periferia das lajes a fim de que a iluminação natural entrasse em abundância também no pavimento térreo.

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Imagem 18 de 25
Planta
Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Imagem 24 de 25
Térreo

Os volumes verticais das paredes e a relação uma hora em uma praça ampla e aberta e hora em um corredor muito próximo a cobertura e estrutura do prédio vem da proposta de criar um ambiente simples e amigável, porém rico em descobertas espaciais, a fim de estimular a plasticidade cerebral e criatividade dos usuários.  Eles atuam também como princípio de marcar muito bem e com respeito o que é nova construção e o que é recuperação da edificação existe.

Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Corrimão, Floresta
© Maurício Moreno

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Educacional Inteli / Pitá Arquitetura" 02 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981115/complexo-educacional-inteli-pita-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.