Edifício Contemporâneo Gávea / Cité Arquitetura

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Daniele Leite

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaEdifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Viga, CadeiraEdifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de InterioresEdifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 23

Rio de Janeiro, Brasil
  • Coordenadores De Projeto: Celso Rayol, Fernando Costa, André Caterina, Bernardo Lima e Daniel Osório
  • Equipe De Projeto: Amanda Lopes, Gabriela Sales, Giovanni Serpa, Leonardo Leal, Lucas Motta, Lúcia Andrezo, Mariana Netto, Luiza Melo, Thiago Godoy, Vanessa Moreira
  • Cliente: Performance Empreendimentos Imobiliários
  • Imagens: Studio Vir
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniele Leite

Descrição enviada pela equipe de projeto. No bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, a Cité Arquitetura, dos sócios Celso Rayol e Fernando Costa, assina o projeto do residencial ‘Contemporâneo Gávea’, cuja premissa é promover o encontro entre os moradores e a cidade, atendendo à vontade contemporânea de estar próximo a tudo e ao mesmo tempo contar com o aconchego da casa.

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Walter Ziegelmeyer

O bairro da Gávea é reconhecido como um local de ativação na cidade do Rio, contando com a presença de uma das maiores universidades da cidade, escolas, teatros, diversos bares e restaurantes, além de centros culturais e do planetário municipal. Ao mesmo tempo, localizado em um vale, suas ruas arborizadas contam com certa calmaria. Percebemos o desejo do morador que escolhe essa vizinhança como lar pelo encontro entre o dinamismo e a tranquilidade, que foi então traduzido na arquitetura desenvolvida pela Cité. 

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Walter Ziegelmeyer
Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Viga, Cadeira
© Daniele Leite

A partir dessa leitura, ambientes de uso comum do projeto foram desenhados de modo a contarem com funções múltiplas para atender às demandas variadas do dia a dia. A integração das áreas de lazer através de portas articuladas é o principal traço responsável por essa liberdade espacial buscada desde a concepção da arquitetura. Outro elemento importante é a variedade de comodidades oferecidas ao morador, como boxes para depósito e bicicletário, condizentes com o habitar contemporâneo.

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Imagem 26 de 28
Croqui
Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Imagem 27 de 28
Croqui

Nos apartamentos, a cozinha foi colocada como principal articulador do espaço, criando uma boa circulação e fortalecendo o ambiente de trocas entre os residentes. As janelas que vão do chão ao teto também são um elemento norteador do projeto, permitindo a entrada de bastante iluminação natural, vista para o verde e uma inserção da atmosfera do bairro dentro do apartamento. 

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Walter Ziegelmeyer
Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Imagem 20 de 28
Planta pavimento tipo
Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Imagem 24 de 28
Corte longitudinal
Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Pia
© Walter Ziegelmeyer

Ainda tratando-se de visadas entregues pela arquitetura, o uso de janelas anguladas, como as da fachada do pavimento comum junto à rua, ou de brises nas laterais das varandas, são um detalhe cuidadoso. Agindo como filtros visuais entre o lado de dentro e o movimento constante da rua, as diagonais desvendam vistas para as copas das árvores e o Cristo Redentor. Novos ângulos para novas perspectivas de habitar. 

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Daniele Leite

Por fim, na fachada, a cor cinza predomina na camada mais externa e mimetiza a inserção no contexto urbano, enquanto os planos inclinados revestidos de madeira são responsáveis por destacar a mudança de ângulo, de perspectiva, e acolher quem chega.

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Daniele Leite

O projeto se complementa desde a fachada até a comunicação visual, com o objetivo de se criar uma linguagem única, articulada e coesa. Por isso, o “Contemporâneo Gávea” faz parte dos projetos Cité360. 

Edifício Contemporâneo Gávea /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Walter Ziegelmeyer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gávea, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Contemporâneo Gávea / Cité Arquitetura" 29 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981094/edificio-contemporaneo-gavea-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.