Clínica Osteopática em Omuta / EAL + Atsushi Takano

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, VigaClínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, VigaClínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Janela, VigaClínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Exterior, JanelaClínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  109
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lixil Pro, Meiken Lamwood corp., Ridgeway
  • Engenharia Estrutural: Hiroshi Fukuyama - Hf Structural Design
  • Cidade: Ōmuta
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela
© Yosuke Harigane

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma clínica osteopática que inclui um pequeno espaço residencial em Omuta, na parte oeste do Japão. O cliente esperava um volume icônico, no bom sentido, que fosse amado pelos moradores. O orçamento era, no entanto, bastante limitado. Dessa forma, a invenção de uma composição de construção muito racional, assim como o método de construção, foram necessários para realizar o projeto.

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Yosuke Harigane
Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Imagem 13 de 17
Planta
Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Yosuke Harigane

Para cumprir tais condições, imaginou-se uma estrutura triangular utilizando uma placa que forma um pórtico muito simples, composto por treliças na direção do vão e superfícies de suporte contínuas na direção da viga. Além disso, ao utilizar a CLT (madeira laminada cruzada) como placa, a peça torna-se uma esquadria multifuncional servindo como estrutura, isolante térmico, hermético e acabamento interno. Desta forma, o uso de materiais secundários (por exemplo, gesso cartonado) é minimizado, o tempo de construção no local é reduzido e, como resultado, o custo e a qualidade da construção são otimizados.

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Viga
© Yosuke Harigane

Este edifício consiste em unidades triangulares simples de painéis de CLT de 90 mm de espessura. A treliça atua como um elemento de parede-telhado unitário definindo o espaço interior. Este envoltório de construção simplificado também pode fornecer outros méritos, por exemplo, fácil manutenção e desconstrução, levando a benefícios econômicos e ambientais no futuro.

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Exterior, Janela
© Yosuke Harigane

A treliça forma uma geometria clara, resultando em alta estabilidade estrutural. Graças a esta composição racional, as conexões dos painéis também são muito simples usando apenas parafusos. Por ser um método único, a sua resistência foi testada usando estratégias de simulação.

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Cadeira
© Yosuke Harigane

Como a unidade triangular é estruturalmente independente, elas são posicionadas deslocando-se gradualmente umas das outras. As lacunas entre as unidades levam o ar e a luz para o interior e conferem amplitude espacial. A unidade triangular parece uma habitação tradicional e o espaço interior uma caverna de madeira. Caso seja necessária, uma extensão do volume também é bastante fácil de ser construída pois a lateral da unidade é composta por uma parede de madeira e vidro.

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Imagem 14 de 17
Corte
Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Exterior, Viga
© Atsushi Takano

Madeiras maciças, como CLT e GLT, podem simplificar e racionalizar a composição de uma edificação com base nas propriedades inerentes desse material. Uma combinação de soluções de construção tradicionais e modernas pode oferecer uma abordagem interessante e lucrativa para o desenvolvimento de projetos modernos e sustentáveis.

Clínica Osteopática em Omuta  / EAL + Atsushi Takano - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yosuke Harigane

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Omuta, Fukuoka, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Osteopática em Omuta / EAL + Atsushi Takano" [Osteopathic Clinic in Omuta / EAL + Atsushi Takano] 27 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980913/clinica-osteopatica-em-omuta-eal-plus-atsushi-takano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.