Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© HG Esch

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMinistério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de ExteriorMinistério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de ExteriorMinistério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de InterioresMinistério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Mais Imagens+ 38

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16302
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:HG Esch
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bruynzeel Storage Systems, Hering, Pax, Wienerberger
Mais informaçõesMenos informações
Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© HG Esch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Staatsbetrieb Sächsisches Immobilien- und Baumanagement (SIB) planejou um novo centro de justiça em Leipzig. Como primeira parte do edifício, a administração deveria ser acomodada ao lado do tribunal distrital já existente. O escritório kister scheithauer gross architekten und stadtplaner foi premiado com o contrato. O projeto incluiu não apenas a conversão e restauração dos edifícios tombados, mas também um novo volume de conexão no local da antiga prisão. Isso criou um total de 8.800 m² de espaço útil para o Ministério Público. Em uma parte do edifício, um memorial deveria ser erguido com referência ao antigo local de execução da República Democrática Alemã.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior
© HG Esch

O programa espacial do Ministério Público de Leipzig, com 252 funcionários, inclui essencialmente gabinetes, salas de registos e reuniões, áreas de arquivo, bem como áreas de armazenamento de evidências. Como se trata de um local de investigação, foi necessário levar em conta requisitos de segurança muito elevados para a localização do edifício. O projeto incluiu ainda a renovação e conversão dos volumes existentes listados ao longo da Arndtstrasse e Alfred-Kästner-Strasse, bem como um novo edifício de conexão no pátio interno do complexo.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior
© HG Esch
Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Imagem 36 de 43
Planta - Situação

A estrutura geral em forma de "T" complementa a situação do pátio. Ela afeta a demarcação urbana e faz a mediação entre o tribunal distrital claramente superior e os edifícios residenciais de quatro andares através da altura impressionante da estrutura de seis andares. Em contraste com o novo edifício estão os já existentes. Eles estavam funcionalmente ligados ao desenvolvimento da nova edificação. A estrutura básica dos edifícios foi mantida, recebendo reformas apenas em algumas áreas.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Imagem 37 de 43
Planta - Térreo

O novo edifício na área do pátio interno deveria conectar os dois existentes como um volume administrativo simples e claramente estruturado. A fachada ventilada de seis andares feita de elementos de concreto de cor clara foi dividida horizontalmente em três partes, cada uma das quais conectando dois andares na vertical.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior
© HG Esch
Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior
© HG Esch

Essa divisão mitiga a altura do edifício e, assim, medeia contra os edifícios residenciais de quatro andares adjacentes. A nova estrutura é mais larga do 1º para o 2º nível e depois recua nos pavimentos superiores. Isso confere ao edifício de aproximadamente 70 metros de comprimento e de volume austero uma aparência estruturada e suave. Além disso, o comprimento da estrutura é interrompido pelas janelas verticais, que surgem como janelas cegas em frente aos parapeitos e vergas, nas áreas superior e inferior de cada pavimento.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Interiores
© HG Esch
Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Imagem 39 de 43
Vista em Corte - Prisão de JJ

A transformação (Alfred-Kästner-Straße / Arndtstraße). O foco especial de preservação estava nas duas fachadas voltadas para a rua, incluindo as janelas totalmente preservadas. Por questões de segurança, as esquadrias internas foram substituídas por novas, já no exterior, as voltadas para a rua foram preservadas e remodeladas.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior
© HG Esch

Uma característica especial do volume na rua Arndtstraße eram as antigas celas de detenção com o impressionante sistema de escadas. As provas/evidências e as salas da biblioteca são acomodadas nesse espaço. As celas individuais receberam portas de ligação nas paredes divisórias.

Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner - Fotografia de Exterior
© HG Esch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leipzig, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ministério Público de Leipzig / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner" [Leipzig Justice Center / kister scheithauer gross architekten und stadtplaner] 27 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980910/ministerio-publico-de-leipzig-kister-scheithauer-gross-architekten-und-stadtplaner> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.