Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects

Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Exterior, FachadaSalão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Interiores, Iluminação, VigaSalão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaSalão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimSalão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos Responsáveis: Flavien BLONDEL & Vincent DUBILLOT
  • Cidade: Verson
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Charly Broyez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reabilitação das antigas Oficinas Rotativas foi orientada por um desejo de restaurar, com respeito, este patrimônio construído que reflete a história do local e da cidade, de acordo com a programação desejada pela Câmara Municipal de Verson (centro cultural, salão polivalente e espaços de associação). 

Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Charly Broyez
Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Charly Broyez

O projeto proposto destina-se a oferecer intervenções com uma modernidade assertiva, sempre em linha com uma utilização dedicada. Aqui, a nova generosidade das entradas, a instalação de toldos de proteção, a criação de um pátio que liga os dois edifícios, a proposta de carpintaria anodizada com uma tonalidade iridescente ou o paisagismo são tudo "amabilidades" com a ambição de oferecer aos visitantes um projeto que seja ao mesmo tempo funcional e poético. 

Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Charly Broyez

O rio Odon, que atravessa o terreno, a pedra de Caen, que se revela nas fachadas, as árvores altas e a igreja listada ao fundo, a lapidação do rio ou o relevo das empenas ensolaradas são todos elementos poéticos impondo uma reflexão frugal e um projeto arquitetônico respeitoso em relação ao seu entorno. A nossa responsabilidade como arquitetos compromete-nos a responder às questões ambientais contemporâneas e futuras. 

Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Imagem 22 de 41
Planta de situação
Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Imagem 23 de 41
Planta Baixa

A qualidade estrutural dos edifícios existentes (paredes maciças de pedra de Caen) levou-nos a propor um isolamento em concreto de cânhamo pulverizado. Este isolamento natural de origem biológica, para além das suas características de isolamento térmico, oferece numerosas vantagens que afirmam uma resposta arquitetônica e técnica ambiciosa: - Uma matéria-prima e know-how local - Respeito pelo material existente (transferências higrométricas) - Propriedades acústicas relevantes - Um material 100% "reciclável" no final da vida útil do edifício. A reabilitação das antigas Oficinas de Rotação em Verson pretende ser um projecto arquitectónico partilhado e ambicioso, ao serviço do interesse público. 

Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Interiores
© Charly Broyez
Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Interiores, Iluminação, Viga
© Charly Broyez

Estas intervenções contemporâneas, através da sua escrita e materialidade, destinam-se a servir o patrimônio construído e a sua valorização dentro de uma paisagem notável.

Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Charly Broyez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:14790 Verson, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão Multiusos e Casa da Associação das Oficinas Rotativas / ACAU Architects" [Rotation Workshops Multi-Purpose Hall and Association House / ACAU Architects] 30 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980822/salao-multiusos-e-casa-da-associacao-das-oficinas-rotativas-acau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.