Bande à Part 1 / Tipologia e Revolução

«Bande à part» é o título de uma longa-metragem realizada por Jean-Luc Godard em 1964, cuja narrativa é centrada em torno de um triângulo relacional. Numa das cenas mais memoráveis do filme, as três personagens atravessam o Museu do Louvre, em Paris, correndo a grande velocidade, estabelecendo um irônico recorde nessa visita. Neste sentido, a série «Bande à Part», publicada pela editora Circo de Ideias, é o título do projeto teórico realizado em três volumes da autoria de Nuno Brandão Costa sobre trípticos de obras de arquitectura na Europa concebidas por arquitectos europeus. Por razões e contextos distintos, estas obras tornaram-se relevantes para o autor, convertendo-se em objetos do seu fascínio e influenciando de modo diverso o seu percurso como arquiteto e professor, desde a sua formação até aos dias de hoje.

As obras estão agrupadas em trios, de acordo com temas comuns que unem cada uma delas: Tipologia e Revolução / Arte, Cidade e Paisagem / Forma e Território. Cada volume é composto por curtos textos em tom de ensaio ligeiro, complementados por entrevistas estruturadas com base em três perguntas dirigidas aos autores de cada uma das obras. Em cada volume existe um breve portfólio de três imagens registradas na atualidade de cada um dos três edifícios, da autoria do fotógrafo André Cepeda. Cada um dos livros conta com um prefácio escrito por um autor convidado. As edições são bilíngues (português e inglês) e editadas pela Circo de Ideias.

Portanto, «Bande à Part 1 / Tipologia e Revolução» analisa o processo projetual dos arquitetos portugueses Pedro Ramalho, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, tendo como objeto de estudo suas respetivas obras: Bairro das Antas, Bairro São Vítor, e Mercado do Carandá. Tendo sido o Bairro das Antas e o Bairro de São Vítor construídos no âmbito do SAAL - Serviço de Apoio Ambulatório Local entre 1974 e 1976, e o Mercado do Carandá, finalizado dez anos após o início deste. As três obras podem ser lidas em conjunto dadas as suas proposições para um discurso arquitetônico português pós-25 de Abril de 1974 que, antes da concisão de uma linguagem arquitetônica, materializa um posicionamento do papel social do arquiteto por meio da prática profissional.

No seguimento da estrutura adotada na coleção, «Band à Part 1 / Tipologia e Revolução» apresenta três ensaios críticos sobre as obras mencionadas e entrevistas pautadas em três perguntas realizadas a Pedro Ramalho, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

translation missing: pt-BR.publications.pdf_paragraph_html

  • ISBN

    9789895413195
  • Título

    Bande à Part 1 / Tipologia e Revolução
  • Autor

    Nuno Brandão Costa
  • Editor

    Pedro Baía
  • Ano da Publicação

    2019
  • Encadernação

    Capa Mole
  • Idioma

    Português e Inglês

Bande à Part 1 / Tipologia e Revolução

Prefácio de José Miguel Rodrigues
Tipologia e Revolução
Bairro São Vítor e Bairro das Antas
Três Perguntas. Álvaro Siza
Três Perguntas. Pedro Ramalho
Mercado do Carandá
Três Perguntas. Eduardo Souto de Moura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Cita: "Bande à Part 1 / Tipologia e Revolução" 22 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980650/bande-a-part-1-tipologia-e-revolucao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.