Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Exterior, Janela, TijoloHabitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de InterioresHabitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de InterioresHabitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaHabitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Leth & Gori
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Laura Stamer
  • Cliente 1: Copenhagen Municipality
  • Cliente 2: Byggeri København ByK
  • Cliente: The Social Services Administration SOF
  • Gerenciamento De Projetos: Rørbæk og Møller Arkitekter
  • Paisagismo: SCHUL
  • Engenharia: EKJ
  • Empreiteiro: Jakon
  • Cidade: Borup
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Laura Stamer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de habitação de apoio Stubberupgaard da LETH & GORI consiste na transformação, renovação e ampliação de um total de 44 apartamentos, com pátios e jardins, destinados a cidadãos com doenças mentais. O objetivo principal do projeto é reinterpretar o agrupamento histórico de estábulos e casas de hóspedes em um novo plano diretor que reforça as conexões espaciais entre os edifícios, pátios e jardins remanescentes, bem como as novas habitações.

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Laura Stamer
Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Laura Stamer

A arquitetura das partes novas tem como princípio o cuidado com o registro histórico e consideração holística das características e tipologias dos edifícios existentes, com o objetivo de acrescentar novas camadas ao complexo de construções rurais. “Queríamos criar uma ‘comunidade’ de edifícios e gerar um espaço que colaborasse com o cuidado dos futuros moradores”, dizem os arquitetos Karsten Gori e Uffe Leth. A nova organização dos edifícios e suas funções apoia as interações dos vizinhos em várias escalas e um sentimento de comunidade dentro do conjunto habitacional.

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Imagem 38 de 45
Axométrica
Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Imagem 33 de 45
Planta

As instalações que serão compartilhadas incluem uma cozinha comum com área de jantar, um café administrado pelos moradores, uma sala de ginástica e espaços de oficina. Ao transformar a habitação de dentro para fora, o projeto reconhece o potencial da “casa” como um valor central no apoio às necessidades dos moradores. Pensando nos moradores, LETH & GORI criou um espaço que aposta no uso da luz do dia, aconchego, materiais autênticos e detalhamento cuidadoso como forma de acolher os futuros moradores.

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Concreto, Pilar
© Laura Stamer
Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga, Pia, Pilar
© Laura Stamer

O projeto tem um propósito significativo em usar soluções sustentáveis e unir materiais elegantes e robustos que remetam à construção histórica do local. O complexo Stubberupgård surge agora como uma entidade harmoniosa, onde as diferentes tipologias, jardins e espaços criam novos pontos de encontros nos espaços exteriores e interiores.

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Interiores
© Laura Stamer

A quantidade de luz natural foi determinante no projeto e os diferentes edifícios têm diferentes tipos de aberturas, luz natural e iluminação artificial que se conformam às diferentes necessidades e funções dos edifícios. Tudo com o objetivo de criar uma estrutura arquitetônica de cuidado e que ofereça espaços dedicados aos cidadãos com necessidades especiais.

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Viga
© Laura Stamer
Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta, Viga
© Laura Stamer

O projeto foi realizado como parte de um acordo de parceria entre o Município de Copenhague / ByK e DSP PLUS, cujo empreiteiro principal é Jakon A/S, LETH & GORI A/S, Rørbæk og Møller Architects, EKJ Consulting Engineers AS e Schul Landscape Architects. A parceria estratégica se baseia em um novo modelo colaborativo no qual a Jakon A/S assiste o processo como cliente em todas as etapas do projeto.

Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Laura Stamer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Borup, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação de Apoio Stubberupgaard / Leth & Gori" [Stubberupgaard Supportive Housing / Leth & Gori] 24 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980527/habitacao-de-apoio-stubberupgaard-leth-and-gori> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.