Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio

Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Viga, TerraçoRefúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, VigaRefúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, CorrimãoRefúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Janela, VigaRefúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Responsáveis: Helene Carlo, Emiliano García
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Viga
© Nin Solis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto é criar uma alternativa local com identidade e intenção de ser replicável em áreas com condições climáticas semelhantes, concebido na interação com várias organizações comunitárias como a RED del Renacer del Campo, a Escola Flor y Canto e as famílias rurais da região. Isso reflete o sentido e o desejo de nos conectarmos com nossas origens e crenças pois localidade também é familiaridade. 

Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Viga, Terraço
© Nin Solis
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nin Solis

La Lomita deve seu nome à sua localização: no topo de uma colina no final de um único caminho. É um refúgio com vista para a geografia monumental das montanhas que o rodeiam, assentado de forma leve, com pouco impacto e com uma dimensão razoável. Ocupa apenas vinte por cento do terreno, o que permite que seja complementado com uma área produtiva muito generosa na qual são cultivadas espécies de plantas comestíveis e medicinais da bacia do Valle de Bravo -recuperando a tradição maia de cultivo de quintal- e também garantindo a alimentação da família.

Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Nin Solis
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Madeira, Viga, Bancada
© Nin Solis
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Imagem 17 de 29
Planta - Térreo
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Imagem 19 de 29
Cortes
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim
© Nin Solis

O sistema construtivo é de montagem simples, que permite o reaproveitamento de peças de madeira e responde a parâmetros bioclimáticos relativamente extremos: chuva, umidade e alta incidência solar. Uma construção de madeira bem projetada valoriza as propriedades térmicas deste material e é esteticamente agradável: a casa proporciona grande conforto térmico e é versátil em todas as estações. O arco do telhado foi recuperado de uma construção anterior e marca o caminho exato do sol no verão.

Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Nin Solis
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nin Solis

A casa possui um sistema de captação de águas pluviais na cobertura que permite o abastecimento de água para o consumo da casa e a irrigação do jardim. São visíveis os sistemas de tratamento de águas residuais através das valas de captação e infiltração, e  em zonas úmidas que se integram ao desenho paisagístico do jardim: a lógica da gestão da água dialoga com o ambiente e a construção.

Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão, Jardim
© Nin Solis
Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Nin Solis

O modelo foi replicado com sucesso em vários locais, um deles tornou-se um espaço de armazenamento e distribuição de produtos orgânicos onde consumidores e produtores trabalharam com madeira e técnicas de montagem para replicar o projeto.

Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Nin Solis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio La Lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio" [Refugio la lomita / ASPJ Arquitectura, Paisaje y Territorio] 21 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980392/refugio-la-lomita-aspj-arquitectura-paisaje-y-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.