Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Porta
© JAG Studio

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, ArmárioEstúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, CadeiraEstúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Cadeira, MesaEstúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, CadeiraEstúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Mais Imagens+ 44

  • Arquitetos Responsáveis: Juan Alberto Andrade, María José Váscones
  • Equipe: Cuqui Rodríguez
  • Construção: Paola Cañón
  • Construtor: Uribe Schwarzkopf
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, Cadeira
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. DOMÉSTICO: do que está relacionado com o lar. A casa é evolutiva por princípio,  se adapta a novas condições. Doméstico refere-se a um artefato habitável que permite condensar as exigências das atividades domésticas diárias em um elemento organizador, fácil de transformar e que não sacrifica o conforto do usuário.

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© JAG Studio
Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Imagem 43 de 49
Cenário 01
Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Mesa
© JAG Studio

Este artefato está localizado em um mini-estudio de 27,50 m2 no edifício Qorner de Moshe Safdie e Uribe Schwarzkopf no setor do parque La Carolina em Quito. A encomenda do projeto surgiu da necessidade de resolver, através de estratégias arquitetônicas, as limitações espaciais e formais desta nova proposta para o habitar, relacionadas à acessibilidade e à mobilidade urbano-social.

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Porta
© JAG Studio

A morfologia, orientação e usos são condicionados pela geometria do espaço, o controle das vistas, assim como a localização das próprias instalações elétricas e sanitárias do edifício. Por isso, propõe-se um artefato de piso a teto como elemento organizador que divide a área do apartamento em duas partes:
a) A área de serviços e atividades condensada no artefato habitável.
b) O espaço resultante sob a possibilidade de ter um espaço livre, amplo e desempedido.

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Armário, Viga
© JAG Studio

O artefato assume diferentes funções a partir de uma mesma forma e material, e foi projetado em módulos independentes dependendo de seu uso. Os cenários possíveis e suas demandas espaciais e funcionais foram analisados a fim de criar possibilidades de condensação: cozinha, despensa, armários de roupa de cama e de limpeza, cama/quarto, estantes para livros, escritório/copa, bar e closet pessoal.

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Armário
© JAG Studio
Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Imagem 42 de 49
Compilação Elementos 02
Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Bancada, Janela
© JAG Studio

Cada um destes módulos é cruzado por um eixo horizontal que divide o artefato em duas partes, a parte inferior para atividades e a parte superior para armazenamento, aproveitando este eixo horizontal para localizar uma escada móvel e removível. Foram utilizados elementos móveis, dobráveis e deslizantes que são fáceis de transformar para criar o artefato mutável.

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© JAG Studio

Doméstico se apresenta como uma ponte entre arquitetura e mobiliário, onde o espaço é criado de acordo com as novas necessidades e a constante diminuição do espaço. Esta abordagem questiona os limites da habitação convencional e destaca os novos parâmetros da habitação doméstica contemporânea onde predomina a flexibilidade física e social baseada em novas relações pessoais.

Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta, Prateleira, Cadeira
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Doméstico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones" [Domestico / Juan Alberto Andrade + María José Vascones] 21 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980388/estudio-domestico-juan-alberto-andrade-plus-maria-jose-vascones> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.