Apartamento Itararé / Estúdio Lota

Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Janela, Dormitório
© Guilherme Uemura

Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraApartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, BancadaApartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, BancadaApartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento Itararé / Estúdio Lota - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Estúdio Lota
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Uemura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ladrilar
Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Guilherme Uemura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 60m2 se localiza no bairro Bela Vista, São Paulo - Brasil, em uma região conformada entre a Rua Frei Caneca, a Avenida Paulista e o Viaduto Plínio de Queirós, e marcada pelo processo de disputa e desigualdade socioeconômica. A inauguração do viaduto em 1970, pelo então prefeito Paulo Maluf, foi parte de uma extensa lista de obras viárias que marcaram sua gestão e promoveram de maneira contundente a segregação socioespacial nos bairros em que foram implantadas. Além do alto impacto sonoro e visual no perímetro dos viadutos, nos baixios é gerado um espaço privado de iluminação, sufocado pela poluição e, frequentemente, degradado. Enquanto a região mais resguardada do viaduto Plínio de Queiroz foi sendo gentrificada com a construção de hospitais, shoppings e comércios, a população menos favorecida socioeconomicamente vem sendo concentrada justamente em seu perímetro.

Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Janela
© Guilherme Uemura
Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada
© Guilherme Uemura

Inserido nesse processo histórico, em 1973 foi construído o edifício que abriga o foco da nossa intervenção. Projetado pelo arquiteto Fábio Penteado (1929-2011), o edifício se destaca tanto por sua aparência, marcada pelo uso do concreto aparente, quanto pela presença do generoso jardim - originalmente público -  instalado no recuo frontal do lote. Por estar localizado no primeiro andar, o apartamento tem algumas características que o diferem das outras unidades: em sua vista predomina a paisagem do jardim que, embora permita a contemplação de uma vegetação exuberante, acaba privando a iluminação natural do apartamento; o quintal, gerado a partir do fosso de iluminação e ventilação do edifício; e a presença de uma parede maciça de concreto, resultante da estrutura de transição entre o pavimento térreo e os demais andares do edifício. 

Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Guilherme Uemura
Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Guilherme Uemura
Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Guilherme Uemura

Ao adquirir o imóvel, o proprietário realizou por conta própria uma primeira reforma, que tinha como principal intuito conectar cozinha e sala, permitindo o uso integrado destes espaços e trazendo mais iluminação natural. Neste primeiro momento, ele também investiu na troca do revestimento do piso da cozinha e área de serviço, buscando algo que remetesse à casa de sua avó, com cor terrosa e aparência rústica, e optou pelo uso do ladrilho hidráulico. Como dispunha de verba limitada, fez instalações provisórias na cozinha, e poupou verba para que pudesse concluir a reforma num momento futuro.

Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Janela
© Guilherme Uemura
Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Imagem 16 de 18
Planta - Layout

Nossa intervenção seria delimitada pelas pré-existências e intenções indicadas a partir desta primeira reforma. A presença da parede de concreto impossibilitava que os demais cômodos do apartamento fossem conectados, dessa forma a cozinha se desenhava como o foco principal do projeto. Concentrando os elementos da cozinha em um único objeto, uma bancada, possibilita-se fluidez e maior incidência de luz natural. A bancada de presença tectônica retoma o uso do ladrilho hidráulico e reforça sua presença no espaço, inserido-o também no eixo vertical e tensionando rústico e contemporâneo. Já a marcenaria tem presença discreta e funciona como um plano de fundo. Além da cozinha, banheiro e lavabo receberam novos revestimentos, louças e metais. Já os demais cômodos - quintal, sala e quarto - passaram por uma intervenção mais sutil, com a renovação da pintura e substituição de luminárias.

Apartamento Itararé / Estúdio Lota - Fotografia de Interiores, Janela
© Guilherme Uemura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Itararé / Estúdio Lota" 18 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980369/apartamento-itarare-estudio-lota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.