Edifício Bento / Trinia Arquitetura

Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jomar Bragança

Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de ExteriorEdifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Porta, CadeiraEdifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, Cadeira, PilarEdifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão, VigaEdifício Bento / Trinia Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Trinia Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  836
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jomar Bragança
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumafer, Interface, Preall, iluminar, thyssenkrupp
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandre Bragança, Flávia Mansur
  • Paisagismo: Matos e Renault
  • Iluminação: Iluminar
  • Projeto Estrutural: LS Engenharia
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Bento é composto por 7 salas comerciais e fica localizado no Bairro São Bento, em Belo Horizonte, Minas Gerais.A proposta do projeto foi oferecer ao mercado uma arquitetura autoral e que não tivesse os vícios e repetições do mercado imobiliário. O projeto arquitetônico buscou resolver o programa proposto através das seguintes premissas básicas: solução estrutural simples e que pudesse contribuir para a forma da edificação, grandes áreas livres sem interferências estruturais, utilização de materiais na sua condição bruta, como o concreto e o tijolo de blocos, sem revestimentos externos que demandassem manutenção e a proposta de uma área de trabalho mais convidativa, onde as pessoas pudessem se beneficiar de espaços ao ar livre.

Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, Cadeira, Pilar
© Jomar Bragança
Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Imagem 20 de 23
Corte - AA

A arquitetura faz uso de linhas simples e fortes, como as duas paredes laterais em concreto aparente com janelas ritmadas e projetadas para fora. A fachada principal tem uma grande janela de vidro protegida por uma tela de vergalhões de construção, que ganha maior ou menor força visual dependendo do ângulo do observador e que por sua transparência criam uma conexão do edifício com a rua. A fachada dos fundos é escalonada e revela os terraços de cada sala, espaços ao ar livre que trazem qualidade aos espaços de trabalho e de onde se tem uma vista definitiva da Serra do Curral, importante marco da cidade de Belo Horizonte.

Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Porta, Cadeira
© Jomar Bragança
Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão, Viga
© Jomar Bragança

O edifício possui 5 pavimentos, sendo o 1º composto pelo hall de entrada e a garagem, o 2º, o 3º e o 4º com duas salas em cada e o 5º pavimento ocupado por uma única sala. Os detalhes e o cuidados com os elementos internos como as esquadrias, o desenho simples da escada e dos guarda corpos, os revestimentos em piso cimentício e textura, mostram a intenção de revelar a beleza do simples através de uma arquitetura honesta e com referência.

Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Jomar Bragança
Edifício Bento / Trinia Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Bento / Trinia Arquitetura" 28 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980285/edificio-bento-trinia-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.