Casa Hiža Mišljenova / Entasis

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Anida Krečo

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Janela, TijoloCasa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, Viga, Fachada, PilarCasa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Tijolo, VigaCasa Hiža Mišljenova / Entasis - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Entasis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anida Krečo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artisan, Gazzda, Porcelanosa Grupo, Prograd, Zava Luce
  • Arquiteto Responsável: Vedina Babahmetović
  • Equipe De Projeto: Armel Dautović, Dragan Trivičević, Berina Duranović
  • Artesão Principal: Sifet
  • Carpintaria: Mujo
  • Serralheira: Ibrahim
  • Pintura: Emir
  • área Do Pátio: 110 m2
  • Arquitetos: Entasis
  • Engenharia Estrutural: Grading
  • Cidade: Puhovac
Mais informaçõesMenos informações
Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Anida Krečo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa “Hiža Mišljenova” foi construída na aldeia de Puhovac, Bósnia-Herzegóvina, especificamente para um casal de famílias, reaproveitando a estrutura existente no terreno, a “Guest Mišljen”. O próprio cliente é um editor originário de Puhovac, que promove as tradições bósnias há algum tempo, e com Hiža Mišljenova ele traz de volta os valores da antiga casa bósnia. A ideia original era a reconstrução de uma antiga casa de família. No entanto, analisando a situação, percebemos que o volume existente estava em tal estado que deveria ser demolido e um novo construído em seu lugar.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Anida Krečo

Analisando a antiga casa bósnia, voltamos aos seus princípios básicos dos tempos “Bogumil” - um quarto, uma lareira central, telhado de quatro águas. A casa existente estava sendo demolida paralelamente ao processo de projeto, com isso, descobriu-se que o armazém existente - “magaza”, poderia ser mantido porque uma pedra muito conservada foi descoberta sob o reboco.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Anida Krečo
Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela
© Anida Krečo

Todos os tijolos das paredes, os chamados austro-húngaros, foram preservados, mas receberam o papel de revestimento da fachada do novo volume. As vigas do teto de carvalho antigo, os preenchimentos entre as vigas, bem como as vergas das janelas e portas foram preservadas. Tipologicamente, a casa mantém-se com as mesmas dimensões, e seguindo a tradição de uma antiga casa bósnia, ganhando um pátio masculino na frente e um feminino na parte posterior. O pátio dos homens é público, em frente à casa. O da mulher é íntimo, privado e relaxante, com água e perfume floral. Tanto a demolição quanto a construção foram feitas por artesãos locais, liderados pelo artesão Sifet.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, Viga, Fachada, Pilar
© Anida Krečo
Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Anida Krečo

O depósito “magaza”, ocupando metade do espaço total, torna-se agora a entrada no térreo com cozinha e saída para o pátio das mulheres. Escadas internas ligam-no ao nível superior com uma sala de estar, um quarto para os proprietários e um quarto de hóspedes. Neste contexto, os vizinhos estão constantemente monitorando as obras e relatando alturas desiguais “imperdoáveis” das janelas.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Anida Krečo
Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Imagem 28 de 32
Planta - Térreo

O telhado de quatro águas e a lareira central são as raízes das casas tradicionais desta região. O telhado foi aplicado ao projeto, mas sem beiral. Aplica-se também aqui o princípio de uma lareira central de pedra no térreo e uma de tijolo no primeiro andar, como reminiscência dos materiais originais da casa. A chaminé central surge bem em cima do telhado de quatro águas. O telhado não é fechado por dentro, sendo utilizado como galeria e biblioteca.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Anida Krečo

Os acabamentos finais perduraram por vários meses pois o carpinteiro Mujo elaborou todos os seus detalhes em madeira. Ele, que passou boa parte de sua vida profissional nos Estados Unidos, trabalhando na casa de Elvis Presley, afirmou: “esta casa deve ser melhor que a de Elvis”. E assim, detalhe por detalhe, sem pressa, os trabalhos finais duraram dois anos.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Viga
© Anida Krečo

Ainda falta grama no quintal e no telhado, o murmúrio da água no pátio das mulheres, os cheiros de cravos e rosas e uma cerejeira. Os posicionamentos de cada elemento já são conhecidos. O que ainda não sabemos é como será essa água. Nosso escultor Adis, especialista em lápides “Stećak” e letras “Bosančica”, está trabalhando nisso, e mal podemos esperar para ver os esboços. E para a água fluir.

Casa Hiža Mišljenova / Entasis - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Viga, Corrimão
© Anida Krečo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Hiža Mišljenova / Entasis" [Hiža Mišljenova House / Entasis] 19 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980268/casa-hiza-misljenova-entasis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.