Escritórios AA308 / MCVR Studio

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaEscritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEscritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de ExteriorEscritórios AA308 / MCVR Studio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: MCVR Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  216
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AISLUX, DANOSA, Dumosa, Guru, Isover, Kerakoll, Roca, Sika, TVITEC, Tecna, imex
Mais informaçõesMenos informações
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrián Capelo Cruz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto intervém em uma pré-existência construída em duas fases em meados do século XX. Trata-se de um grande terreno para uso residencial, adaptado de um uso agrícola anterior, e localizado no cruzamento das principais estradas de uma localidade dispersa, Dehesas. O objetivo é criar um local de trabalho que ofereça novas possibilidades para uma população em envelhecimento, a partir de um novo espaço coletivo em um ponto estratégico da cidade.

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior
© Adrián Capelo Cruz

A proposta recupera um edifício residencial prototípico construído em 1954 e executado em uma referência que fica no meio caminho entre a tradição vernacular e a modernidade locais. Posteriormente, foi ampliado em um andar em 1976, utilizando técnicas já típicas da tradição moderna com pisos de vigas de cerâmica, bem como reutilizando as mesmas vigas de madeira da casa original para o telhado.

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Adrián Capelo Cruz
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrián Capelo Cruz
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrián Capelo Cruz

A operação, no contexto rural-urbano, resolve sua posição em relação ao atual alinhamento oficial, que não coincide com o original. Assim, foi construído um embasamento que regulariza o projeto mas não consegue manter a ortogonalidade com a pré-existência. Uma dobra avança acima do limite deste embasamento para gerar planos quase virtuais, uma espécie de véu geométrico muito leve, que solidifica ou dilui dependendo do recuo, e que permitirá o desenvolvimento futuro do espaço de trabalho. O projeto deverá servir como um suporte para a vegetação, sombra, meios audiovisuais ou outros elementos.

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Imagem 21 de 32
Situação
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Imagem 23 de 32
Planta - Térreo

A casa existente tem uma face interna e uma face externa. No interior, o objetivo é aproveitar ao máximo o espaço disponível. A operação revela alguns encontros que foram reparados conforme sua conveniência, ao mesmo tempo em que provoca outros que servem ao novo uso. Os interiores giram em torno de duas caixas que articulam o espaço. A mais baixa, fria, feita de concreto e alumínio, proporciona a difusão da luz e seus reflexos. A superior, mais quente, feita de madeira de pinheiro, é adequada para usos de habitat, lazer e reuniões, que se expandem para o exterior através do vidro que olha para a paisagem montanhosa de El Bierzo.

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Adrián Capelo Cruz
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Imagem 26 de 32
Corte
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Interiores
© Adrián Capelo Cruz

Em sua face externa, o edifício tenta desmaterializar sua presença utilizando o policarbonato típico das estufas da região. É uma pele escalonada por meio das aberturas pré-existentes e interrompida pelas novas e grandes aberturas. A transformação torna o conjunto mais leve, o que que é potencializado pela escolha de uma cor cinza que liga a fachada ao céu. As elevações vibram horizontalmente, fazendo com que os vidros ressoem com o policarbonato, enquanto se desfazem no céu à medida que se elevam.

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrián Capelo Cruz
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrián Capelo Cruz
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior
© Adrián Capelo Cruz

Todo o discurso é consolidado no ar que fica preso entre o vidro e a fachada. Este espaço intermediário permite que o antigo volume respire, ao mesmo tempo em que assume uma certa intimidade em relação ao contexto externo.

Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior
© Adrián Capelo Cruz
Escritórios AA308 / MCVR Studio - Fotografia de Exterior
© Adrián Capelo Cruz

O projeto se encerra concentrando-se em sua representatividade, mais especificamente à noite. O ar contido é iluminado, criando uma verdadeira auréola, que é ao mesmo tempo um sinalizador para os escritórios e um farol na cruz que desenha o cruzamento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:24390 Dehesas, León, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios AA308 / MCVR Studio" [Oficinas AA308 / MCVR Studio] 14 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980124/escritorios-aa308-mcvr-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.