Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp

Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, PilarCentro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Exterior, Fachada, PilarCentro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela, PilarCentro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, PilarCentro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Rapp+Rapp
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kim Zwarts
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decomo, Schrijnwerkerij Borra
  • Arquiteto: Christian Rapp
  • Sócio Responsável: Harrie van der Meijs
  • Equipe De Projeto: Wouter Hilhorst, Anne Gramatzki
  • Cliente: Gemeentebestuur Houthulst
  • Arquitetos: Rapp+Rapp
  • Gerente De Projeto: WVI projectregie
  • Empreiteiro Geral: Furnibo
  • Engenharia Estrutural: Studiebureau Snoeck & Partners
  • Cidade: Houthulst
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Interiores, Porta, Pilar
© Kim Zwarts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Merkem é uma pequena vila na Flandres Ocidental, com 2.300 habitantes. Depois de ter sido completamente destruída na Primeira Guerra Mundial, foi reconstruída na década de 1920 num estilo típico de construção local, sendo um exemplo característico da arquitetura de reconstrução pós-guerra. A vila está situada ao longo de duas vias principais que se unem em um entroncamento. O encargo concedido à Rapp+Rapp consistiu em duas partes: o redesenho do espaço público ao longo das principais ruas da vila e a construção de um novo centro comunitário.

Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Kim Zwarts
Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Imagem 17 de 23
Planta - Térreo
Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Pilar
© Kim Zwarts

O redesenho do espaço público incluiu três praças, uma no entroncamento e as outras duas localizadas em uma das ruas principais. Seguindo o caráter sóbrio da vila, o redesenho do espaço é simples, mas de alta qualidade, acentuando a característica modesta do espaço público. O centro comunitário está localizado na Stationsplein, uma praça de 150 x 40 metros ladeada por prédios de tijolos de dois andares com telhados de duas águas. A entrada principal está voltada para uma pequena praça, e na parte posterior existe um estacionamento. O volume é definido visualmente por uma colunata contínua de um andar, que une o ritmo das casas circundantes e limita o salão principal.

Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela, Pilar
© Kim Zwarts
Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Imagem 22 de 23
Corte Longitudinal

O centro comunitário Merkem é uma plataforma aberta para uma ampla gama de atividades. O salão principal de pé-direito duplo ergue-se acima do resto da edificação composto por uma estrutura de madeira e vidros de alta performance. Durante o dia, isso garante luz, transparência e abertura. À noite, o volume de vidro funciona como uma lanterna para a vila. O hall de entrada, ladeado por unidades de serviço e áreas técnicas, conduz diretamente ao salão principal. Alinhado ao salão encontra-se um pátio introvertido, que se fecha para a praça. Em contraste com a abertura do salão principal, este espaço forma um oásis de paz e silêncio. No lado oposto do pátio, face a face com o salão principal, existe uma sala de conferências que pode ser utilizada de forma independente do restante da edificação.

Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Interiores, Porta, Escada, Fachada, Janela, Corrimão, Pilar
© Kim Zwarts
Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada, Janela
© Kim Zwarts

As fachadas do edifício consistem principalmente em concreto pré-fabricado e madeira não tratada. O concreto contém um agregado de cor clara que contribui para a qualidade refinada da arcada. A madeira não tratada confere uma atmosfera acolhedora e natural ao volume. O exterior continua no interior. O piso e o cascalho do pátio também são de cor clara. A estrutura interna da edificação é construída em concreto in situ, combinando de perto com as colunas de concreto pré-fabricadas. A sequência espacial de colunata, salão principal transparente e pátio fechado confere ao centro comunitário uma leveza e abertura que se encaixam facilmente no centro da vila.

Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Kim Zwarts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Merkem, 8650 Houthulst, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Merkem / Rapp+Rapp" [Merkem Community Centre / Rapp+Rapp] 13 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980026/centro-comunitario-merkem-rapp-plus-rapp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.