ULISSEIA / Atelier JQTS

ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Cadeira, MesaULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, CadeiraULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de InterioresULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de InterioresULISSEIA / Atelier JQTS - Mais Imagens+ 14

  • Clientes: Tiago Martins, Nuno Batista
  • Equipe De Projeto: João Quintela, Tim Simon
  • Engenharia: Daniel Maio, José Clemente, Urban 360
  • Parceiros: Superbotânica
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na conversão de um armazém industrial em um espaço com dois usos principais: 1) alojamento temporário concebido especificamente para grupos de pessoas 2) organização e promoção de eventos (culturais, sociais, de marketing, etc.).

ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Diana Quintela

A estratégia inicial era tentar combinar estas duas realidades, criando um conjunto de áreas comuns com forte caráter e materialidade para as áreas comuns, a fim de servir a ambas as situações.

ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Diana Quintela
ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores
© Diana Quintela

O projeto resulta do confronto entre duas geometrias diferentes que ocasionalmente estabelecem um diálogo entre si: um ritmo sequencial ligado à lógica estrutural do armazém industrial cria salas privadas, enquanto um grupo de espaços circulares tangentes um ao outro com dimensões variáveis cria áreas comuns.

ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores
© Diana Quintela
ULISSEIA / Atelier JQTS - Imagem 16 de 19
Planta baixa
ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Viga
© Diana Quintela

Apesar da aparente falta de ordem entre os espaços circulares, eles criam um eixo visual permanente em direção à vista do rio. Eles promovem usos distintos dependendo de seu tamanho e da relação espacial entre si. Do exterior da cidade ao interior do armazém, os círculos são gradualmente menores, enquanto a intimidade dos espaços segue a lógica oposta.

ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores
© Diana Quintela
ULISSEIA / Atelier JQTS - Imagem 15 de 19
Axo
ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores
© Diana Quintela

A justaposição destes dois sistemas geométricos cria uma tipologia de ambiente que segue os mesmos padrões espaciais, embora seu caráter específico resulte da relação com seus espaços circulares vizinhos.

ULISSEIA / Atelier JQTS - Imagem 18 de 19
Conceito

Quanto à materialidade, há também um sentimento distinto entre as áreas comuns e privadas. Os primeiros são completamente abertos e buscam um diálogo com o contexto industrial em seu uso de aço bruto com tons e manchas indefinidas. Os últimos têm uma escala e atmosfera muito controlada com paredes brancas e vigas de madeira expostas. Todas as salas têm seus próprios banheiros, cujas infra-estruturas percorrem as paredes existentes, e clarabóias que garantem iluminação e ventilação e propõem um contato visual emoldurado da estrutura original do depósito e do teto.

ULISSEIA / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores
© Diana Quintela

Quando o espaço é utilizado apenas para eventos, os quartos podem ser fechados e as áreas circulares têm a autonomia necessária para trabalhar sozinhas e dialogar com o rio e todas as áreas industriais do lado oposto da estrada.

ULISSEIA / Atelier JQTS - Imagem 19 de 19
Conceito

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ULISSEIA / Atelier JQTS" 23 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980002/remodelacao-ulisseia-atelier-jqts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.