Casa UNTITLED / Atelier JQTS

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de ExteriorCasa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Janela, DormitórioCasa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, VigaCasa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa UNTITLED / Atelier JQTS - Mais Imagens+ 17

Cascais, Portugal
  • Equipe De Projeto: João Quintela, Tim Simon
  • Colaboradores: Joana Jordão
  • Engenharia Estrutural: Daniel Maio
  • Consultoria: José Clemente, Coreprojects
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Exterior
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. UNTITLED surgiu da ideia de uma grande estrutura de concreto armado capaz de sobrepor simultaneamente a lógica espacial da casa junto com a estrutura resistente imposta pela gravidade. É uma casa unifamiliar com um único piso definido por uma laje nervurada que permite enfrentar uma flexibilidade de usos e diferentes apropriações a longo prazo.

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Diana Quintela
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Diana Quintela

A malha estrutural principal é composta por vigas de grande expressão nas direções longitudinal e transversal que marcam espaços pouco definidos da casa. Cada um destes espaços é definido por um conjunto de vigas secundárias que são sempre organizadas de acordo com o menor vão. Estas vigas têm onze centímetros de espessura e pouco espaço entre elas. Elas definem o caráter de cada espaço e reduzem a laje da cobertura a uma lâmina de compressão com uma espessura de oito centímetros. As placas da cobertura cumprem toda uma função estrutural, não apenas no sentido mecânico, mas também em seus componentes espaciais, em uma perspectiva simultaneamente arquitetônica e funcional.

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Pilar
© Diana Quintela
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Viga
© Diana Quintela
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Imagem 14 de 22
Planta baixa
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Janela, Dormitório
© Diana Quintela

Esta grande estrutura de telhado é sustentada apenas por nove elementos, dispostos no perímetro exterior da casa, com exceção de um único pilar, que aparece no centro do espaço habitacional, em uma posição invertida que lhe confere um caráter simbólico. Este elemento marca a entrada da casa e propõe uma distinção entre espaços privados e áreas comuns. Para criar espaços definidos e definir o perímetro exterior da casa, uma camada secundária de tijolos isolantes é inserida no interior da estrutura de concreto.

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Viga
© Diana Quintela
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Imagem 21 de 22
Axo - Estrutura
Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira, Viga
© Diana Quintela

O projeto é composto por um pequeno número de elementos onde existem diretrizes claras que se repetem e procuram momentos de exceção. O mesmo acontece com as aberturas externas, que são reduzidas a um único elemento que se repete por toda a casa independentemente do uso interno, porém aparecem lado a lado nas áreas comuns que buscam uma maior relação com o jardim. Na área da cozinha, o ritmo também é interrompido pela presença de uma abertura circular que define uma nova composição na elevação oeste e estabelece uma conexão visual com a área externa circundante.

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Imagem 22 de 22
Conceito

Os próprios materiais expressam sua condição natural e é neste contexto que eles buscam um diálogo entre si. O concreto aparece em seu estado primitivo, através da concretagem em fôrmas de pinho cru, enquanto a madeira expressa sua cor e textura naturais tanto nos móveis interiores quanto nas esquadrias. Nas paredes externas, foi utilizada cal pigmentada, com cor avermelhada e acabamento liso, que varia de tom dependendo da luz natural e cria um contraste com o concreto bruto e texturizado. Sublinha-se o significado da estrutura de concreto como primária e permanente e das paredes de tijolos calcários como estrutura secundária e modificável.

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Imagem 20 de 22
Axo

No exterior há três volumes que se estendem a partir do nível do telhado: as clarabóias se estendem para cima e permitem que a luz seja transmitida ao interior da casa, e dois elementos maciços de concreto nas fachadas sul e leste, que se estendem para baixo, que são responsáveis por coletar a água do telhado.

Casa UNTITLED / Atelier JQTS - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Diana Quintela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa UNTITLED / Atelier JQTS" 19 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980001/casa-untitled-atelier-jqts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.