Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo, FachadaCasa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  342
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aistercel, Banacork, Bòbila Aguileras, Ecoclay, Fapylsa, Fusteria Guitart, KEIM, La barca Marbres i Granits, Madera Casas, Metal.listeria Mediterràneo, Naturclay
  • Arquiteta Responsávei: Elisabetta Quarta Colosso
  • Construtora: Alfibiocons s.l.
  • Design De Mobiliário: Nolek Design
  • Obras De Arte: Nelo Vinuesa
  • Estrutura : Bernuz-Fernández Arquitectes s.l.
  • Instalações: Tema s.l.
  • Blower Door: Toni Gassó
  • Iluminação : Toni Canals
  • Geobiologia: Espacios con Vida  
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim
© Milena Villalba

Introdução. O objeto desta reabilitação é uma habitação unifamiliar entre empenas construída em Barcelona em 1942. Na malha urbana do bairro coexistem tipologias do início de 1900 e edifícios novos. O terreno onde se insere o volume pertence a um quarteirão que preserva intacta a tipologia de casas unifamiliares entre empenas com jardim contíguo. Orientado ao longo do eixo nordeste-sudeste, ele inclui uma edificação de dois pavimentos com terraço na cobertura, um jardim e, no final do mesmo, uma edícula de um nível.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Milena Villalba
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© Milena Villalba

Os clientes pretendiam concretizar mudanças em relação à distribuição, conforto termoacústico e eficiência energética mantendo elevados padrões de qualidade. Desde o início entendemos que um projeto integrador e bioclimático, com o uso de materiais naturais de alta qualidade e a adoção de estratégias de eficiência energética nos levariam aos resultados esperados.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Milena Villalba

Detalhes do projeto. O volume principal é constituído por paredes autoportantes de alvenaria com abóbadas cerâmicas. Antes de prosseguir com a nova distribuição, os pisos e parte da fundação foram reforçados. Na edícula, as vigas de madeira, infestadas por xilófagos, foram substituídas. Outro ponto crítico a ser resolvido foi a umidade ascendente que afetou todas as paredes e a fundação. A solução adotada tem sido múltipla: corte físico na base das paredes, impermeabilização e drenagem da fundação e câmara ventilada nas paredes divisórias. Também foi construída uma laje ventilada para permitir um bom isolamento e ventilação em relação ao solo.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Milena Villalba
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Milena Villalba

A nova distribuição nasce das exigências dos clientes aliadas a uma adaptação bioclimática do pré-existente. Na casa, os cômodos principais estão dispostos na face sul para manter uma conexão visual com o jardim e com a fonte de água. O terraço é ajardinado e transformado em solário. A edícula torna-se biblioteca e sala de estudos graças à sua orientação norte e à uma claraboia pré-existente. O pátio existente é transformado em uma “floresta urbana” que trabalha bioclimaticamente com os edifícios.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Milena Villalba
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Bancada
© Milena Villalba

Os volumes são adaptados construtivamente para alcançar a máxima eficiência energética. O envoltório está completamente isolado para manter uma temperatura constante durante todo o ano.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Milena Villalba
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Imagem 21 de 38
Planta - Térreo
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Imagem 22 de 38
Planta - Primeiro Nível
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Janela, Viga
© Milena Villalba

Os materiais utilizados no projeto são naturais, de alta qualidade, respiráveis ​​e sem adição de substâncias tóxicas. A sua escolha responde a critérios estéticos e de saúde. Do ponto de vista estético, são preferidos os tons quentes, que lembram a natureza de uma floresta: cortiça exposta, terracota, madeira natural, aço corten. A casa e o jardim funcionam como uma unidade simbiótica. Quando chove a "pele" da casa fica molhada e escurece exatamente como o tronco das árvores do jardim. As árvores de folha caduca são plantadas para manter a conexão viva com o passar das estações. O terreno é modulado em dunas e passeios que permitem caminhar descalço por uma pequena porção da mata.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Imagem 38 de 38
Detalhe

Além de utilizar materiais biocompatíveis com baixo impacto ambiental, as instalações elétricas e de telecomunicações são projetadas e monitoradas para não causar interferência na biologia humana. Com este objetivo, é realizado um estudo geobiológico dos terrenos e edificações e são adotadas medidas como a blindagem das áreas afetadas ou a ligação de todos os elementos estruturais metálicos a um aterramento. 

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Milena Villalba
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Imagem 27 de 38
Corte 03
Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Os móveis, feitos sob medida com madeiras como carvalho, tília e nogueira, são tratados superficialmente com óleos e ceras naturais. Os módulos internos dos armários são feitos de compensado de pinus para evitar o uso de melamina. A escadaria principal da casa encontra-se parcialmente recuperada e reconstruída, readaptando o guarda-corpo original.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Durante a obra, o impacto no ambiente é minimizado ao nível dos resíduos, separando-os por material e reciclando-os sempre que possível. Os restos de cortiça, grande protagonista deste projeto, foram picados e reduzidos a grânulos para serem reutilizados novamente como carga isolante.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Milena Villalba

Explicações técnicas (arquitetura bioclimática e vegetal). O objetivo deste projeto foi criar edificações altamente eficientes com controle milimétrico das condições de conforto interno. Para chegar a esse resultado, estratégias passivas e ativas foram aplicadas em igual medida, até chegar ao resultado final, um consumo de 12,00 KWh/m2 ano.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Imagem 33 de 38
Esquema - Jardim

Estratégias passivas. Todo o envoltório é isolado com painéis de cortiça termo-tratada. Nas paredes divisórias e na fachada, o isolamento é colocado como revestimento interior, posteriormente rebocado com tintas de silicato para preservar a respirabilidade. Na fachada interna voltada para o jardim, a cortiça é aplicada do lado de fora, aparente.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

No térreo, abaixo do piso, uma câmara ventila graças à diferença de temperatura entre as fachadas e evita possíveis problemas de umidade. Acima dela, uma barreira de vapor e 20cm de isolamento térmico cortam qualquer possível transmissão de fluxo de calor entre a casa e o solo. Na cobertura plana do primeiro andar, 18cm de painéis de cortiça termotratada isolam do exterior. Todas esquadrias são renovadas com a instalação de janelas em madeira de castanheiro com acabamento em verniz ecológico. Para aproveitar ao máximo a radiação solar, os vidros são modulados com uma película de baixa emissão de acordo com a orientação de cada fachada. Na execução de todos os detalhes construtivos tem-se o cuidado de evitar infiltrações conforme a medição dos fluxos de ar, planejados desde o início da obra.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Terraço, Pátio, Aido
© Milena Villalba

A "floresta urbana" é concebida como parte integrante do projeto. As árvores de folha caduca permitem a passagem da radiação solar no inverno, e no verão funcionam como filtro solar, protegendo a fachada e as aberturas. A fonte localizada em frente ao anexo funciona em conjunto com o jardim: aqui a água da chuva é coletada e oxigenada em um grande tanque subterrâneo para depois ser reutilizada para irrigação. No verão, a presença de água reduz a temperatura e favorece a ventilação natural em todo o térreo.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Milena Villalba

Estratégias ativas. Todos níveis estão equipados com piso radiante e refrigeração, alimentados por uma bomba de calor de alta eficiência. Ambos os volumes estão equipados com desumidificadores para tratamento do ar e recuperação de calor, monitorados e regulados por um sistema eletrônico de automação. A iluminação utiliza tecnologia LED.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Milena Villalba

O resultado final destas intervenções é uma casa contemporânea que honra as suas origens e se mantém ligada a elas, oferecendo aos seus ocupantes elevados níveis de conforto e constante integração com os elementos naturais. A quase ausência total de compostos orgânicos voláteis, o controle da qualidade do ar e da umidade interna, o controle dos campos elétricos e eletromagnéticos garantem ótimas condições de saúde. Do ponto de vista da eficiência energética, a classe energética inicial G foi transformada em uma classe A que reduz ao mínimo os custos de energia e o impacto no meio ambiente. Por fim, a visão cotidiana da pequena floresta urbana decídua mantém viva a conexão dos sentidos com os ritmos imutáveis ​​da natureza. Uma tentativa de curar a alma das alterações causadas pelo frenético cotidiano urbano.

Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura" [Ca L’Àgata / El Fil Verd, Estudi d'Arquitectura] 11 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979889/casa-ca-lagata-el-fil-verd-estudi-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.