Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de ExteriorCentro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, JanelaCentro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, CadeiraCentro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Mais Imagens+ 40

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  515
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Foessel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dark, Etap Lighting, Nora, Saint-Gobain, Soliso, Technal, VMZINC
  • Construção Civil: Ana Bet
  • Estrutura De Concreto: Gobin Eurl
  • Cobertura: Raimond Sas
  • Cidade: Quédillac
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Exterior
© David Foessel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Prefeitura de Quedillac queria construir um Centro Cultural para a cidade. O principal objetivo foi combater a capsularização, proporcionando um lugar onde uma diversidade de públicos pudesse se misturar e se reunir em torno de um terreno comum, fomentando assim um vínculo social entre os cidadãos. O novo edifício incluiria uma biblioteca multimídia, um salão — área de café, um espaço juvenil para adolescentes e uma seção de cuidado infantil para crianças pequenas.

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Exterior, Fachada
© David Foessel

O local escolhido pelo município foi ao lado da Prefeitura, bem no meio da cidade, onde estão localizadas outras comodidades públicas (prefeitura, padaria, restaurante, bar, igreja, etc.). O desafio era criar um lugar onde múltiplas atividades e o público pudessem coabitar e encontrar sinergia entre as atividades organizadas pelo novo centro cultural.

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Imagem 34 de 45
Plano Massa
Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Imagem 35 de 45
Planta Pavimento Térreo

A ideia então era criar um lugar alternativo, um espaço híbrido onde diariamente o comum e o extraordinário, o normal e a exceção pudessem coexistir e interagir de modo a produzir algo mais do que a soma de suas partes.

Para expor as atividades internas aos pedestres, o programa é organizado em direção as fachadas do edifício, e as áreas de serviço no núcleo interno. De modo a convidar a esfera pública para dentro do volume, mais atividades públicas são alocadas de frente para as ruas (café ao ar livre, centro juvenil e biblioteca multimídia), e os programas mais íntimos estão voltados para o jardim-terraço, oculto na parte posterior do lote (seção de cuidado infantil).

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© David Foessel
Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Imagem 37 de 45
Corte 1
Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© David Foessel
Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela, Viga
© David Foessel

Decidimos alocar o edifício no meio do terreno para produzir uma diversidade de espaços externos, cada um com seu próprio caráter. O estacionamento e a praça no nível da rua promoverão a curiosidade e funcionarão como espaços para eventos. O grande caminho e a entrada independente para o centro juvenil configurarão uma área externa independente para os adolescentes se apropriarem à vontade.

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Cadeira
© David Foessel
Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© David Foessel

O jardim ao norte tem um caráter mais contemplativo ligado à biblioteca multimídia como cenário para as leituras. Finalmente, o espaço colorido do terraço e jardim são colocados na parte posterior do edifício, onde as crianças podem brincar com segurança e os leitores podem sair e relaxar ao sol da tarde.

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© David Foessel

Para criar um edifício alternativo, mas, ao mesmo tempo, reconhecível, utilizamos uma tipologia de telhado tipo pinça, uma espécie de celeiro icônico em um campo. Além disso, manipulando o cume do telhado para aumentar a espacialidade de certos programas internos (centro juvenil, biblioteca multimídia, seção de cuidado infantil), e seguindo o princípio estrutural do edifício, uma nova entidade é produzida. 

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Interiores, Cadeira
© David Foessel

O telhado é interpretado como uma massa destacada do solo com uma base transparente, um "teto voador" que abriga a esfera pública. A materialização da cobertura em telhas de zinco gira em torno de sua forma icônica e do desejo de diferenciar as atividades da edificação por meio da cor. Um mapa, a partir de uma foto tirada de uma visita ao local, foi traduzido para criar um tipo de padrão de pixel que foi então aplicado à telha.

Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme - Fotografia de Exterior, Janela
© David Foessel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:35290 Quédillac, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Telhado Voador / OVERCODE architecture urbanisme" [Cultural Center Flying Roof / OVERCODE architecture urbanisme] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979823/centro-cultural-telhado-voador-overcode-architecture-urbanisme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.