Casa Auta / Meius Arquitetura

Casa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Auta / Meius Arquitetura - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Meius Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mak Cézar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Ipe Amarelo
  • Desenvolvimento: Giulianno Camatta, Guilherme José, Pedro Rodrigues, João Pedro Lacerda, Artur Lacerda, Luiza Souza
  • Execução: S Cambraia
  • Projetos Complementares: S Cambraia
  • Gerenciamento: Nicele Oliveira
  • Pintura: Borges Construções e Pinturas
  • Jardim: Mariano Paisagismo
  • Estrutura Metálica: Solida Engenharia
  • Esquadrias: Vidbox
  • Eletricista: l.a Instalacoes Elétricas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Mak Cézar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Auta partiu da demanda de nova ocupação de um pequeno terreno, de aproxima­damente 120m², localizado próximo ao centro da cida­de de Patos de Minas | MG ocupado por uma antiga edificação residencial construída na década de 40 que estava desocupada. O desejo do cliente era o maior aproveitamen­to do terreno através de uma construção para locação, sendo possível a ocupação tanto como uma residência quanto pelo uso comercial. Dessa forma feito um estudo da legislação mu­nicipal e levado em consideração o programa desejado pelo cliente, orientação solar, especificidades do lote e do entorno, e questões financeiras, definiu-se como estratégia projetual uma edificação composta por dois pavimentos e pela ocupação dos afastamentos laterais, propondo a iluminação dos ambientes através de dois pátios internos, cada um localizado nas respectivas di­visas laterais do terreno.

Casa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Mak Cézar
Casa Auta / Meius Arquitetura - Imagem 20 de 26
Planta - Segundo pavimento
Casa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Mak Cézar

O pátio principal funciona como elemento in­tegrador de toda a edificação, permitindo a entrada da luz natural e a conexão visual entre os ambientes. As aberturas propostas na fachada frontal, também po­tencializam a iluminação da construção assim como o contato entre o interno e o externo. Toda a edificação foi pensada a partir da flexi­bilidade dos usos, sendo possível sua utilização como uma residência ou como a sede de uma empresa. Na parte externa frontal à edificação se encontra a ga­ragem com vagas para 2 veículos. O primeiro pavimento é composto por dois sa­lões, conectados por uma ampla circulação, esta que se abre para o pátio principal.

Casa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Mak Cézar

O salão frontal, onde se encontra o lavabo, conecta-se ao jardim/garagem atra­vés de uma esquadria executada em aço carbono, que além de pivotar corre sobre um trilho, potencializando a integração entre os espaços. Já o salão dos fundos é integrado à cozinha da edificação. Ambos também se conectam com o pátio. Pela cozinha se tem acesso ao pátio secundário, onde foi proposta a área de serviços. O segundo pavimento é ocupado por uma grande sala, reversível à um terceiro quarto através do seu fechamento, e outros 2 quartos/salas iluminados através do vazio proposto. O pavimento possui 2 ba­nheiros, sendo um integrado ao quarto/sala dos fun­dos, estes iluminados pelo vazio menor. A circulação vertical é varrida pela iluminação proposta através de uma zenital, criando um jogo complexo de luz e som­bra.

Casa Auta / Meius Arquitetura - Imagem 26 de 26
Corte - Longitudinal

A casa foi pensada a partir de uma lógica es­trutural composta de perfis metálicos e suas vedações executadas em blocos cerâmicos. Já a laje de cobertu­ra do primeiro pavimento é pré moldada em concreto e a cobertura do segundo pavimento em telha sandu­íche, pavimento este que possui forro de gesso. Para os acabamentos foram propostos materiais de fá­cil execução, manutenção e levando em consideração o melhor custo benefício; sendo aplicados nos pisos do primeiro pavimento o concreto usinado polido, já nos ambientes do segundo pavimento a escolha foi o piso laminado para as áreas secas e o porcelanato para as áreas molhadas. As grandes aberturas propor­cionam a melhor ventilação e iluminação da edifica­ção optou-se pela utilização das esquadrias em alumí­nio com vidros temperados. Para a fachada utilizamos o tijolinho maciço filetado. No pátio interno, para ga­rantir melhor privacidade sem abrir mão da ventilação e iluminação foi proposto um muro executado através de tijolos cerâmicos maciços intercalados, para o piso, garantindo a permeabilidade optou-se por um deck de madeira vazado. Já para a pavimentação externa o material escolhido foi a pedra portuguesa.

Casa Auta / Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Mak Cézar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Auta / Meius Arquitetura" 20 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979817/casa-auta-meius-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.