Casas entre árvores / Sitio Arquitectura

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Josefina Viaña

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaCasas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, CorrimãoCasas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Mais Imagens+ 29

San Miguel de Tucumán, Argentina
  • Arquitetos: Sitio Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  570
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Josefina Viaña
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramica Marcos Paz, Chaos Group, FV, Loma Negra, Maderplak, Marmoleria Cozzi & Cozzi, Ternium, Trimble Navigation, Vectorworks, ferrum
Mais informaçõesMenos informações
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Josefina Viaña

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio era projetar um conjunto de três casas no Cerro San Javier, nas Yungas Tucumanas. Buscou-se uma lógica comum que respondesse ao contexto paisagístico e permitisse levar em conta a situação particular de cada casa. Três peças brancas, austeras e regulares, enraizadas no chão, são perfuradas para deixar a paisagem entrar e estabelecer novas relações. As paredes brancas criam uma tela que realça a sombra das árvores e o verde da paisagem.

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 34 de 34
Conjunto oblíquo 03

A existência de árvores no terreno convida a arquitetura a apropriar-se delas, incorporando-as ao interior da casa por meio de pátios, que permitem o controle da luz e da privacidade. O projeto se configura enquanto um produto da paisagem e das condições particulares do local onde está inserido, buscando assim um diálogo sutil e respeitoso. A encomenda do cliente exigiu um sistema de construção que considerasse os pontos fortes e as limitações da mão-de-obra local, assim como a possibilidade de trabalhar com tecnologia e técnicas locais tradicionais.

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Corrimão
© Josefina Viaña
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 19 de 34
Casa 1 - Planta
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 20 de 34
Casa 1 - Cortes
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Josefina Viaña

A resposta comum foi uma volumetria regular de simplicidade construtiva. Um piso de cimento liso contínuo sobre toda a superfície, a mesma solução de cobertura com tetos de painéis de madeira industrial, paredes de alvenaria revestidas e pintadas de branco, marcenaria protegida em planos recuados, são os elementos que compõem a materialidade deste conjunto. A definição destas lógicas comuns aos 3 projetos nos permitiu obter um conjunto de peças coerentes e, ao mesmo tempo, garantir que cada uma mantenha sua particularidade, tanto em seus programas funcionais quanto nas situações espaciais que propõem.

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Bancada, Cadeira, Janela, Viga
© Josefina Viaña
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 22 de 34
Casa 2 - Planta
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 23 de 34
Casa 2 - Cortes
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Josefina Viaña

CASA 1: Está localizada em um terreno retangular com uma inclinação significativa no sentido longitudinal. O gesto principal foi inclinar o plano do telhado seguindo a mesma inclinação natural do terreno, procurando minimizar o impacto do volume construído. Sob esse telhado regular que unifica toda a casa há um piso que se move em degraus, gerando diferentes situações espaciais, ligações e conexões com a paisagem ao redor.

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Josefina Viaña
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 25 de 34
Casa 3 - Planta
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Imagem 26 de 34
Casa 3 - Cortes
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Josefina Viaña

CASA 2: Situada em um terreno de geometria triangular atípica. Um volume longitudinal regular é disposto na frente, na faixa maior do lote, o que permite dividir o terreno e alcançar uma área permeável controlada em direção à parte de trás do lote. Em cada extremidade do terreno, a caixa volumétrica é fechada ao longo dos limites do mesmo, direcionando as vistas e controlando a privacidade.

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Josefina Viaña
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Josefina Viaña
Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Josefina Viaña

CASA 3: Localizada em um terreno regular, um monte com vista para a cidade. Uma peça que ocupa toda a largura do lote se organiza de forma linear e se divide longitudinalmente definindo 2 áreas funcionais. A área social é configurada como uma sequência espacial contínua, intercalando espaços internos, semi-cobertos e externos. Essa configuração permite a ligação dos espaços principais tanto com a frente da casa, que desfruta de vistas da cidade abaixo, como com as costas em contato com o Cerro San Javier, que são os eixos norteadores da condição territorial.

Casas entre árvores  / Sitio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Josefina Viaña

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Arboleda, Tucumán, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas entre árvores / Sitio Arquitectura" [Casas entre árboles / Sitio Arquitectura] 08 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979809/casas-entre-arvores-sitio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.