Edifício Moou / FGMF

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fran Parente

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaEdifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, CorrimãoEdifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraEdifício Moou / FGMF - Mais Imagens+ 21

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Arquitetos Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Alessandra Musto, Carla Bonfante, Carla Facchini, Carla Soffi, Caroline Endo, Fernanda Veríssimo, Juliana Cadó, Ligia Meirelles, Mariana Lazero, Wanessa Simoe
  • Estagiários: Giovanna Albuquerque, Gabriela Eberhardt, Rafael Mourão, Otavio Araújo
  • Construtora: SKR Construtora e Incorporadora
  • Estrutura E Fundações: Monteiro & Linardi
  • Projeto De Instalações Elétricas E Hidráulicas: FMA, FEP
  • Paisagismo: Camila Vicari
  • Projeto De Interiores: SuperLimão
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na rua Mourato Coelho - inspiração para sua nomenclatura -, o edifício Moou é uma nova proposta de integração social, urbanismo e design autêntico no coração da Vila Madalena, berço da boemia da cidade de São Paulo. Assinado pela FGMF, o projeto conta com uma área total de 1200m2, em um terreno com grande declive natural, que foi utilizado de forma ímpar na organização dos espaço internos e na entrega de uma gentileza urbana a todos que passam pela região.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira
© Fran Parente
Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Fran Parente

O espaço destinado à garagem foi pensado para não antagonizar o pedestre, mas sim lhe oferecer conforto e refúgio. Com um recuo no sobressolo maior que o obrigatório, uma pequena praça pública com bancos e forte presença de vegetação, foram criadas para possibilitar o diálogo entre o condomínio e os outros agentes do bairro.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

A vegetação foi escolhida pela paisagista Camila Vica com foco em praticidade, sutileza e utilidade. As plantas são de baixa manutenção, demanda de água e oferecem tetos-jardins que auxiliam no desempenho térmico do edifício. Ainda sobre o fator ambiental, a permeabilidade do solo auxilia a controlar o microclima urbano da região, criando um ambiente mais agradável para os moradores e transeuntes.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fran Parente

A fachada do projeto é marcada por uma chapa perfurada de plano contínuo com duas lâminas flutuantes acima. A maior, de concreto aparente característico, se integra ao ambiente proposto pela praça pública, enquanto a menor, branca e mais discreta, se destaca frente à pequena praça elevada do interior do condomínio, criando um espaço de pé-direito duplo na praça elevada, fruto da eliminação do primeiro pavimento desta lâmina.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© Fran Parente
Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© Fran Parente

Dentro do edifício, o visitante é recebido pela praça elevada coberta, que foi articulada para estar integrada aos demais ambientes, como os pátios modernistas. O ambiente é complementado pelo o painel do artista Fabio Flaksajuda e os equipamentos foram pensados pelo escritório Superlimão, uma longa parceria na FGMF, responsável pela construção dos ambientes das áreas comuns. Para além destes espaços comuns, o MOOU conta com áreas de lazer com piscina, área gourmet e confortáveis ambientes sociais.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Fran Parente

A marcante lâmina de concreto foi arquitetada para que seu design leve criasse um destaque na entrada do edifício. No seu interior, o átrio encontra-se posicionado sobre um jardim que dá entrada aos apartamentos. São dispostos dois apartamentos sob essa lâmina inicial, que são os maiores do condomínio, enquanto a outra apresenta 4 por andar, somando um total de 8 pavimentos. Em sua distribuição, há 9 configurações de apartamentos que permitem adaptabilidade a diferentes públicos e perfis de moradia, agregando pluralidade a este projeto de design único.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Balcão
© Fran Parente
Edifício Moou / FGMF - Imagem 26 de 26
Corte B
Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Fran Parente

Cada apartamento foi arquitetado com amplas janelas e varandas que promovem circulação de ar e luz natural, reduzindo o uso de fontes artificiais. Na cobertura presente no último andar, a FGMF procurou explorar a preciosa vista que o terreno original oferecia, arquitetando um espaço aberto para todos os moradores apreciarem o pôr-do-sol do boêmio bairro paulistano.

Edifício Moou / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Mourato Coelho - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Moou / FGMF" 27 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979747/edificio-moou-fgmf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.