Casa Mãe / Atelier Data

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Mãe / Atelier Data - Fotografia de InterioresCasa Mãe / Atelier Data - Mais Imagens+ 28

Alcácer do Sal, Portugal
  • Arquitetos: Atelier Data
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  348
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Golden Parquet, Hager, Hormann, JNF, Motherstudio, Tromilux
  • Líder De Projeto: Filipe Rodrigues
  • Equipe De Projeto: Filipe Rodrigues, Inês Vicente, Marta Frazão, Emmanuel Novo, Joana Melo, Francisco Libório, Filipa Neiva, Rafael Gomes
  • Engenharia: NCREP
  • Cidade: Alcácer do Sal
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Richard John Seymour

Estratégia de Intervenção. No seguimento das cavalariças convertidas em habitação de uso ocasional, em 2012, o projeto da Casa Mãe corresponde à segunda fase de uma estratégia que visa requalificar e valorizar o “Sítio da Lezíria” – uma antiga propriedade agrícola em Alcácer do Sal.

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Exterior
© Richard John Seymour

Inscrito numa lógica que procura conciliar o exercício da reabilitação e recuperação da construção existente, com a adaptação e adequação a novas possibilidades de uso e apropriação através da introdução de um novo corpo na continuidade do existente, o projeto testa a possibilidade de fundir dois tempos num tempo só, sobrepondo-lhe uma espacialidade, materialidade e identidade novas.

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Exterior, Fachada
© Richard John Seymour

O desenvolvimento do projeto sustenta-se, assim, em dois eixos fundamentais:

Pela via da reabilitação e recuperação, de modo a reinterpretar e reforçar a matriz senhorial da edificação. Um caráter que é revelado pela sucessão de espaços exteriores que vão construindo o acesso à casa, pela linearidade das suas fachadas compostas pela repetição regular de vãos tornando evidente a presença do volume construído, pelo alinhamento sucessivo de compartimentos comunicantes entre si, pela presença de grandes chaminés, ou ainda pela generosidade do pé-direito no interior, e que o projeto procurou realçar.

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores
© Richard John Seymour
Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Janela
© Richard John Seymour

E por meio da construção de um novo volume que remata o lado sudeste da construção, anteriormente ocupado por um conjunto de volumes precários e clandestinos, ao mesmo tempo que potencia uma nova liberdade na distribuição e organização do espaço interior.

Casa Mãe / Atelier Data - Imagem 32 de 33
Diagrama

Distribuição Programática. Do ponto de vista programático, a distribuição dos espaços tem em consideração a estrutura de madeira e a sua métrica e resulta dos seguintes princípios:

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Richard John Seymour

1) A cozinha e a sala de refeições representam o coração da casa e é a partir deste grande espaço, de natureza centralizadora, que derivam todos os demais compartimentos. O caráter social e aglutinador deste espaço é reforçado pelo seu volume interior e pelo prolongamento para o exterior da zona de estar e de refeições, através da incorporação de uma pérgula a sudoeste, que ativa e promove as relações entre a construção e a paisagem;

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Richard John Seymour
Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Porta, Pilar, Viga
© Richard John Seymour

2) Na fachada eminentemente orientada a norte concentram-se o hall de entrada assim como o núcleo de serviços e áreas de apoio: I.S. social, lavandaria e arrumos;

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Richard John Seymour
Casa Mãe / Atelier Data - Imagem 28 de 33
Planta baixa
Casa Mãe / Atelier Data - Imagem 30 de 33
Corte
Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Janela
© Richard John Seymour

3) A área que acomoda os dois quartos é incorporada no novo volume que se organiza em torno de dois pátios, a partir dos quais se organizam as instalações sanitárias, permitindo dotar cada uma das suites de um espaço exterior de uso contido e reservado.

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga
© Richard John Seymour

Materialidade. Do ponto de vista da caracterização do espaço, exterior e interior, a intervenção passa por recuperar técnicas construtivas e materiais tradicionais tais como: o barro, usado na cobertura e no pavimento; a cal, aplicada nos paramentos exteriores; o mosaico hidráulico, a demarcar alguns dos espaços de carácter mais excecional e transitório; e ainda a madeira, já existente e recuperada no pavimento do grande salão de estar, o compartimento que sofreu menor intervenção.

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Janela
© Richard John Seymour
Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Interiores, Janela
© Richard John Seymour

Como elemento adicional de composição do novo volume foi explorado o desenho de um elemento vazado (tipo cobogó) usado na fachada sudeste da construção de modo a permitir um jogo entre luz e sombra que anima os pátios e os espaços contíguos no interior.

Casa Mãe / Atelier Data - Fotografia de Exterior, Janela
© Richard John Seymour

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mãe / Atelier Data" 25 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979733/casa-mae-atelier-data> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.