Casa JF / Rocco Arquitetos

Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, CorrimãoCasa JF / Rocco Arquitetos - Mais Imagens+ 16

Ibiúna, Brasil
  • Arquitetos: Rocco Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  332
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Equipe De Projeto: Giancarlo Rocco, Luciano Ciampolini Rocco, Ana Lucia Pasquali Rocco
  • Engenharia: Construtora Ciampolini Rocco
  • Cidade: Ibiúna
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Corrimão, Janela, Viga
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O difícil terreno, com declividade acentuada, exuberante mata nativa e algumas formações de rochas norteou a implantação dessa residência. A conceito geral foi o de não promover grandes movimentações de terra. Era fundamental posicionar a casa em uma cota de nível que permitisse a chegada da luz solar uma vez que o lote é completamente cercado por árvores de grande porte.

Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Manuel Sá
Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, Corrimão
© Manuel Sá
Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Interiores, Terraço, Viga, Jardim, Floresta
© Manuel Sá

Assim, o pavimento principal foi posicionado no nível da rua. Uma pequena acomodação no terreno possibilitou o acesso direto à parte frontal da residência. Devido à grande inclinação, a parte posterior ficou suspensa em relação ao terreno, o que garantiu excelentes vistas do entorno. Percorrendo toda a extensão da fachada posterior foi posicionado um terraço de madeira em balanço no nível das copas das árvores. Ele é o elemento principal da casa, onde tudo acontece e de onde se tem as melhores visuais do entorno.

Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Manuel Sá
Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim
© Manuel Sá

A estrutura da casa é de concreto armado até o nível principal e dali pra cima é toda aparente e executada com madeira de Itaúba. Nos telhados foram utilizadas telhas termoacústicas. Esse material, além de bastante leve, permite coberturas com menor inclinação que as telhas de barro convencionais.

Casa JF / Rocco Arquitetos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JF / Rocco Arquitetos" 18 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979579/casa-jf-rocco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.