Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Tadu Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:MCA Estudio
  • Projeto De Arquitetura: Tadu Arquitetura
  • Projeto Luminotécnico: Diana Joels
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© MCA Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta padaria foi concebido durante momentos de profundas mudanças globais no que diz respeito às relações sociais, em função das crises climática e sanitária que temos enfrentado nos últimos anos. Alertas apontam a urgência da transformação do nosso olhar e comportamento em relação à Terra e não há mais espaço para desperdício dos recursos naturais. É preciso fomentar a cultura do reaproveitamento e ressignificação das construções arquitetônicas das nossas cidades, nas quais Grande parte dos centros urbanos são densamente ocupados e repletos de estabelecimentos comerciais consolidados.

Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© MCA Estudio

Neste cenário, é muito provável que um novo negócio seja instalado em um espaço já concebido. Portanto, seria interessante que empreendedores e marcas estivessem cada vez mais atentos às questões relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social, transparecia de processos, qualidade dos produtos e menos inclinados a investir tempo e recursos em grandes transformações arquitetônicas que, muitas vezes, não proporcionam retorno efetivo para sua venda, posicionamento ou longevidade. Desta forma, é possível imaginarmos que uma “arquitetura consciente” pode ser fomentada como fio condutor de processos e projetos simplificados, com objetivo claro de economizar tempo e recursos sem prejuízo estético ou financeiro para novos negócios. 

Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© MCA Estudio

“The Slow Bakery” produz fornadas diárias de produtos fermentados naturalmente. São diversos tipos de pães, pizzas e doces especiais. O DNA da marca está relacionado à busca pela qualidade dos produtos independente do tempo necessário para que se possa extrair o melhor resultado de cada processo de fabricação de seus produtos. Um olhar moderno, com valorização da qualidade dos ingredientes e produto final. Apesar da breve existência, a panificação já é apontada como uma das melhores do país. O reconhecimento veio através de inúmeros prêmios do seguimento e da adesão cada vez maior de clientes assíduos. 

Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Prateleira, Viga
© MCA Estudio
Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Imagem 9 de 11
Planta pavimento térreo
Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© MCA Estudio

A filosofia de desenvolvimento dos projetos da “Slow Bakery” é baseada, justamente, na ressignificação cautelosa dos espaços que deverão abrigar as novas padarias. Em linhas gerais, o objetivo é atingir o máximo aproveitamento das estruturas e materiais existentes no local. Além da cultura do reaproveitamento, utilizamos materiais de acabamento natural como ferro e madeira. As escolhas funcionais e estéticas que permeiam o projeto promovem uma atmosfera simplificada fabril. Os aspectos objetivos das decisões arquitetônicas estão em ressonância com a cultura de qualidade e transparência dos processos do dia a dia da padaria. 

Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© MCA Estudio

As intervenções são baseadas no uso consciente de matéria prima, economia de tempo com foco na funcionalidade da operação diária. A riqueza da experiência de visitação do espaço é revelada pela observação dos preparativos e manuseio dos pães e insumos além da presença de elementos da arquitetura que ajudam a contar a história entre passado e presente da edificação. 

Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores
© MCA Estudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Padaria The Slow Bakery / Tadu Arquitetura" 30 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979401/padaria-the-slow-bakery-tadu-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.