Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior, JardimResidência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaResidência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, VigaResidência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaResidência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Mais Imagens+ 24

Itatiba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Altarego Marcenaria, Brancô Decor, CS3, Cris Bertolucci, Deca, Evol, Franke, Ibiza Acabamentos, Itatubos, MGC Mármores, Marcelo Faisal, Metal Lar, Márcio Pedras, Phenicia Concept, Silcon, Uniflex Cidade Jardim, Unis
  • Arquitetos Responsáveis: Gustavo Martinhão, Marcella Belluzzo
  • Equipe De Projeto: Barbara Reis, Beatriz Calabreta, Lais Saori
  • Engenharia: Tetric Engenharia
  • Paisagismo: Marcelo Faisal
  • Cidade: Itatiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência BM, localizada no interior de São Paulo, foi concebida para ser um refúgio de final de semana para os arquitetos Gustavo Martinhão e Marcella Belluzzo. O terreno, vizinho a uma área de preservação ambiental, estimulou a investigação de uma arquitetura que se insere sutilmente na paisagem, desintegrando o limite entre os espaços construído e natural. 

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© André Mortatti
Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Aido
© André Mortatti

A topografia natural do terreno, um acentuado declive, foi ajustada para o nível definido como ideal à implantação da casa: o da copa das árvores. Dessa maneira, criou-se um belo jardim frontal, que desce suavemente em direção a cota da residência, para então tornar a cair até o maciço de árvores ao fundo. Essa solução envolveu o volume edificado em verde, ora do jardim ora da mata, e criou uma relação mais intimista com o sítio.

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© André Mortatti

O projeto se desdobra em um volume térreo, apoiado sob uma laje ligeiramente descolada do solo, que parece flutuar. Sua organização é horizontal e linear, a fim de orientar a maior parte dos ambientes para a melhor vista e insolação: o sol da manhã.

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© André Mortatti

O programa é reduzido ao máximo, até contemplar somente os ambientes fundamentais que são condensados em três núcleos distintos, cada um deles essencialmente dedicado a um único uso: social, íntimo e de serviços. 

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga
© André Mortatti
Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Imagem 26 de 29
Planta térreo
Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Viga
© André Mortatti

A cozinha e o gourmet compõem um mesmo espaço, que é também integrado ao estar. O fechamento do estar se dá por dois panos de vidro, um deles fixo - voltado para a rua - e o outro móvel - voltado para a paisagem. Brises articulados, instalados junto à fachada voltada para a rua, controlam a entrada de luz e garantem privacidade aos moradores sem comprometer o visual do jardim frontal. Na outra extremidade, caixilhos que pivotam no próprio eixo e correm, podem ser completamente abertos, transformando todo o núcleo social em um grande terraço integrado ao deck, a piscina e a mata.

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior
© André Mortatti

O núcleo íntimo compreende as três suítes da casa, sendo uma delas máster e as outras duas de hóspedes. Todas possuem acesso direto ao jardim e visual para a mata. Do lado oposto está o núcleo de serviços, que contempla o abrigo coberto para carros, a lavanderia e o banheiro de serviços. No perímetro da residência, um passeio coberto envolve os três núcleos, conectando todos os ambientes, e exercendo a importante função de transição entre os espaços internos e externos.

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Interiores
© André Mortatti
Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior
© André Mortatti

A aproximação da arquitetura com a natureza se revela tanto no desenho do espaço, quanto nos materiais que o constroem, com a utilização de madeira e pedra, que contrastam com a modernidade do alumínio preto dos caixilhos e o esbelto beiral metálico. O projeto é coroado por um telhado verde que mimetiza a paisagem e oferece conforto térmico para os ambientes internos da residência. 

Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência BM / Belluzzo Martinhao Arquitetos" 11 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979399/residencia-bm-belluzzo-martinhao-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.