Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, PilarCasa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, VigaCasa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, VigaCasa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Mais Imagens+ 45

  • Arquitetos Responsável : Martín Real, Florencia Sobrero, Jose María Sáez
  • Colaboradores : Madebu, Rothoblast Ecuador, Santiago León
  • Engenharia : Mathieu Lamour
  • Construção : Taller General, Jose María Saez, Estefanía Jácome
  • País: Equador
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga, Floresta
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. CONTEXTO. O encargo era criar uma casa de finais de semana que estabelecesse uma relação íntima com a natureza, mas que mantivesse uma boa ligação com o exterior, uma casa que combinasse estas duas complexidades e que se propõe como alternativa à vida cotidiana. A localização é Mindo, uma cidade localizada na floresta úmida do Chocó andino equatoriano, região caracterizada por alta pluviosidade, clima quente e umidade bastante elevada.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Pilar
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Terraço, Pátio
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A casa é concebida como um envoltório biodiverso que busca gerar uma relação entre o natural e o artificial, entendendo natural como a flora e fauna originárias de Mindo e artificial como tudo aquilo que se concentra em resolver as necessidades diárias dos usuários (tecnologia, conectividade, lazer, conforto). Desta forma, procura-se que a casa promova um habitat diversificado.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga
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Uma localização estratégica no lote é escolhida, permitindo aproveitar vistas e gerar uma relação harmoniosa entre a altura da casa e os volumes circundantes. Além disso, são criadas diferentes escalas entre a relação interior-exterior e a localização, o que permitiu distribuir o programa de acordo com as necessidades espaciais estabelecidas para cada espaço.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
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MATERIALIDADE. Quanto ao material, optou-se por trabalhar com madeira laminada de pinus, procurando promover a utilização deste sistema construtivo emergente no Equador. Madebú -fornecedor do material- conseguiu três dimensões ótimas (em relação ao desperdício) em termos de largura da peça (11, 3,5 e 7,5 centímetros); Em relação à altura, pudemos trabalhar com múltiplos de 3 centímetros e para o comprimento, o limite se deu pelo transporte e manuseio das peças. Optamos por utilizar as 3 dimensões de largura disponíveis (para a estrutura principal, estrutura secundária e acessórios respectivamente) sempre com altura de 30 centímetros e comprimento máximo de 9,5 metros (pois o maior caminhão que podia acessar o lote tinha capacidade para carregar no máximo uma peça desse comprimento). Outra condição para o tamanho das peças era o peso, devido à complicada acessibilidade ao local, a montagem seria manual, para isso, as peças deveriam poder ser transportadas por uma equipe de 6 pessoas, o peso da maior peça é de 145 quilos aproximadamente.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, Viga
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga
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O comprimento máximo também definia a altura da casa, os pilares deveriam ser uma peça contínua, dessa forma, a altura máxima é igual ao comprimento máximo; condição que não limita as vigas, pois esses elementos podem ser compostos.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço, Janela
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Imagem 42 de 50
Planta - Térreo
Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Imagem 45 de 50
Corte A-A
Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Imagem 43 de 50
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga
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O terreno é intervencionado gerando duas plataformas em diferentes níveis, sobre as quais se apoia uma estrutura principal e sistemática de madeira laminada, com peças de seção de 30x11 cm e comprimentos variáveis. Os pilares são constituídos por duas peças desta seção que abraçam a viga longitudinal e esta, por sua vez, permite apoiar a viga transversal.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Terraço
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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço
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Todos os pilares são assentados em suportes de transição metálicos para proteção da umidade do solo.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço
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Para moldar os espaços internos é utilizado um novo elemento, que chamamos de radical livre, e que nos permite romper a ordem da estrutura principal para responder às necessidades espaciais de acordo com o programa.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço, Floresta
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PROGRAMA. A nível programático, buscou-se uma casa que pudesse mudar dependendo do seu uso, uma casa que pudesse atender adequadamente a família mas que, por sua vez, pudesse acomodar muito mais usuários e atividades diversas.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Interiores, Viga
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Aproveitando o clima particular de Mindo, se estabelece que as condições de conforto para a família não são necessariamente as mesmas que para os visitantes, pois ela vai ocupar a casa por longos períodos de tempo. Portanto, volumes que podem ser isolados do contexto são considerados de alto conforto, mas as visitas, entendendo-as como esporádicas, podem ocupar o espaço de forma mais informal. Pensa-se numa casa que pode acolher muitos visitantes, mas que não dispõe de quartos de hóspedes, trabalhando com muitos espaços intermédios, anexos aos volumes para uso familiar, que podem alargar a sua capacidade de ocupação e ser habilitadas de acordo com a necessidade.

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Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Imagem 46 de 50
Corte B-B
Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
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Esses espaços intermediários também servem de circulação, aproveitam vistas privilegiadas e possibilitam infinitas formas de ocupação da casa. Além disso, permitem ao usuário modelar a escala de cada volume de acordo com suas necessidades, qualquer cômodo da casa pode crescer e utilizar esses espaços intermediários quando necessário.

Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
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Sobre este escritório
Cita: "Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez" [Casa Pitaya / Taller General + Jose María Sáez] 04 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979377/casa-pitaya-taller-general-plus-jose-maria-saez> ISSN 0719-8906

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