Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes + CCM2 Architectes

Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, FachadaCentro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de InterioresCentro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Interiores, JanelaCentro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stéphane Groleau
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Belden, Prelco, Revêtement de la Capitale, Soprema, Stekar, Unifix, Vicwest
Mais informaçõesMenos informações
Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Stéphane Groleau

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na criação de um centro comunitário e um espaço para aluguel de salas de escritórios no mesmo edifício. Os primeiros três níveis e os dois subsolos são destinados para o centro comunitário, enquanto nos dois níveis superiores há um espaço de 9 600m2 para aluguel de escritórios. A parte do centro comunitário inclui um salão comum, uma piscina com 5 raias, ginásio de esportes, pista de corrida e sala de musculação. O centro comunitário é um espaço multiuso e abriga, além do espaço comunitário e atividades esportivas, cozinha comunitária, mezanino, escritórios, sala de jovens e de idosos, salas de reuniões e salas técnicas. Os principais desafios foram:

Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Stéphane Groleau

- Criar uma identidade arquitetônica legível, unificadora e reconhecível;
- Contribuir para o enriquecimento do ambiente construído, a definição dos espaços públicos e as perspectivas visuais;
- Otimizar a organização conforme o espaço limitado e sua configuração longitudinal;
- Contribuir e integrar o projeto num contexto onde a história do terreno é omnipresente;
- Integrar noções de desenvolvimento sustentável.

Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Interiores, Janela
© Stéphane Groleau

Localizado em um contexto urbano de alta densidade, o projeto se insere em um local de transição entre a cidade baixa e a cidade alta. Por um lado, tem-se vistas deslumbrantes da cidade alta e o relevo característico da paisagem e, por outro, uma relação direta com a vida urbana, com as atividades da cidade e com os moradores do bairro de St-Roch, rua Du Pont e a Avenida Charest. O conceito arquitetônico tem como base o diálogo do projeto com a paisagem urbana e a natural.

Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Interiores
© Stéphane Groleau

A proximidade física com essa formação rochosa, sua presença visual e suas características dadas por estratos geológicos, superfícies recuadas e projetadas e fragmentos de quartzo com diferentes opacidades inspiraram a arquitetura do centro comunitário. O modo como os pavimentos se expressam horizontalmente, os volumes salientes e as fachadas, os diferentes graus de opacidade do vidro são elementos que contribuem para fazer referência à falésia.

Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Imagem 16 de 31
Corte

Como local de convergência, o centro comunitário pretende ser um ponto de encontro no seio da comunidade, um local com vocação para promover estilos de vida saudáveis cuja arquitetura, pela sua grande transparência, permite vislumbrar a atividade e vitalidade dos seus usuários.

Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes  + CCM2 Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Stéphane Groleau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quebec, Quebec, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro comunitário YMCA Saint-Roch / STGM Architectes + CCM2 Architectes" [Saint-Roch YMCA Community Center / STGM Architectes + CCM2 Architectes] 02 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979355/centro-comunitario-ymca-saint-roch-stgm-architectes-plus-ccm2-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.