Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio

Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, FachadaCafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, CadeiraCafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de InterioresCafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Mesa, VigaCafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Mais Imagens+ 17

Kecamatan Rungkut, Indonésia
  • Arquitetos: ARA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Smartuff
  • Arquiteto Líder: Hermawan Dasmanto
  • Equipe De Projeto: Wiliyanti, Ariel Jehu
  • Cidade: Kecamatan Rungkut
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Jokopi - MERR, uma filial local de cafeteria que está atualmente em expansão na Indonésia, inaugurou sua primeira cafeteria conceito drive-thru durante a pandemia de Covid-19. As pessoas tendem a ser mais cautelosas com os espaços fechados, por conta da maior facilidade de infecção. Portanto, o conceito drive-thru é aplicado como uma resposta de projeto para criar um espaço resiliente para os clientes e como uma preparação para um possível surto pandêmico.

Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto
Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Imagem 16 de 22
Planta - Térreo
Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Mesa, Viga
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto
Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Imagem 22 de 22
Corte B-B
Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto

Localizado na beira da estrada do Anel do Oriente Médio em Surabaya, Indonésia, com uma alta densidade de veículos, Jokopi - MERR torna-se uma visão atraente para os motoristas ao posicionar a entrada ao norte, que é o ponto mais distante do local da virada brusca. Para garantir que a vista do motorista venha do outro lado da estrada, um recuo é usado para situar o edifício para uma melhor visão. Quando os motoristas passam, há tempo suficiente para eles darem uma olhada e virarem para entrar na cafeteria.

Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto

Como a Indonésia usa a prática do tráfego pela direita (RHT), um drive-thru é colocado no lado direito do veículo, o que afeta todo o programa de massas para manter o fluxo de manobra do carro para entrar, estacionar e sair do local. Portanto, isto leva a uma decisão onde um único volume é cortado em dois, criando um intervalo entre a circulação do drive-thru e o fechamento sequencial da espera pelo café. Ambas as massas atuam como um café, em que uma delas funciona como uma janela drive-thru com uma área interna, e a outra oferece uma área semi-externa para circulação de ar natural e área para fumantes.

Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto

Em resposta ao arrendamento temporal do local, as partes da construção do edifício se aplicaram a um sistema modular desmontável, resultando em mais praticidade para uma reconstrução futura. Para dialogar com os sistemas de desmontagem, as especificações dos materiais tornam-se cruciais para auxiliar na sua eficácia. Por essa razão, materiais e um sistema de construção a seco, com o uso de aço e chapas de uPVC, são utilizados para sua estrutura e fachada principal. Telhado e paredes são cobertos com uPVC translúcido onde os detalhes das bordas podem ser vistos continuamente como uma forma monolítica e quando o sol se põe, sua fachada emite uma transmissão de luz translúcida que ilumina toda a massa para atrair clientes.

Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio - Fotografia de Exterior
© Wiliyanti & Hermawan Dasmanto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jl. Dr. Ir. H. Soekarno No.431, Penjaringan Sari, Kec. Rungkut, Kota SBY, Jawa Timur 60293, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Jokopi MERR / ARA Studio" [Jokopi MERR Café / ARA Studio] 31 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979346/cafeteria-jokopi-merr-ara-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.