Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior, Janela
© Marino Thorlacius

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior, JanelaEstúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior, JanelaEstúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores, MesaEstúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores, JanelaEstúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: Studio Bua
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marino Thorlacius
  • Arquiteto Líder: Sigrún Sumarliðadóttir
  • Equipe De Projeto: Mark Smyth
  • Consultoria: Giambattista Zaccariotto
  • Cidade: Dalabyggð
  • País: Islândia
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior, Janela
© Marino Thorlacius

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Bua transformou um celeiro de concreto abandonado na Islândia rural em uma casa e ateliê de artistas. O celeiro em Hlöðuberg, Skarðsströnd, está situado em uma antiga fazenda com vista para o Breiðafjörður, no oeste da Islândia. O terreno rural é cercado por montanhas, prados, um fiorde e o mar além, o que o torna sujeito a condições climáticas e temperaturas extremas.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Marino Thorlacius
Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior
© Marino Thorlacius

O objetivo era criar um espaço que pudesse atuar tanto como casa quanto como ateliê de trabalho para os clientes. Encontrar o equilíbrio certo entre o espaço de trabalho e a casa da família era fundamental. O espaço precisava ser neutro o suficiente para exibir obras de arte, mas também um lar familiar acolhedor e um lugar para entreter os convidados. A renovação foi concebida e construída como uma obra de arte. O Studio Bua estava determinado a manter o máximo possível da estrutura de concreto existente para preservar o caráter único do celeiro e fazer uso dos elementos adequados para o uso.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Imagem 38 de 42
Plantas

A parte principal da estrutura existente foi construída a partir de concreto maciço espesso e resistente com um telhado de aço corrugado. A qualidade do concreto existente foi retida externamente, com crescimento único de líquens e agregado de seixos locais criando a ilusão de que o celeiro está crescendo a partir da terra. Uma adição simples, que estava sem telhado e em completo estado de ruína, foi mantida intacta e forma um pátio abrigado.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior
© Marino Thorlacius

Os muros perimetrais maravilhosamente arruinados e sem fundações foram conservados, cercando um novo jardim murado onde flores, vegetais e ervas podem ser cultivados. Sem laje existente, o primeiro passo foi estabilizar a estrutura original e alinhar o piso do celeiro com uma plataforma de concreto armado. A paisagem local foi incorporada ao projeto sempre que possível, com seixos e areia vulcânica da praia usada para preencher buracos na estrutura existente. Uma estrutura de madeira leve, de dois andares, foi inserida no espaço existente.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Exterior, Janela
© Marino Thorlacius

O novo volume de madeira é revestido em Aluzinco industrial corrugado, o que encarna a leveza do volume inserido. O aluzinco é um dos poucos materiais capazes de suportar o ambiente agressivo e o clima extremo do local. O corrugado faz referência à tradição de construção local e reflete a cor do céu e do prado ao redor, mudando com as estações e o tempo. O revestimento, o telhado, as calhas e as tubulações foram todos produzidos localmente. Apesar das condições extremas, a casa é muito eficiente e sustentável.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores
© Marino Thorlacius
Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Marino Thorlacius

Uma bomba de calor de fonte terrestre foi instalada, juntamente com o piso radiante de baixa temperatura e vidros triplos em todas as janelas. Para evitar comprometer a estrutura existente não reforçada, apenas duas novas aberturas foram acrescentadas ao piso térreo. As aberturas existentes e novas foram cortadas com precisão para dar uma suavidade que contrasta com os acabamentos externos rugosos e revela, em seção, a cor e a textura do agregado irregular.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores, Mesa
© Marino Thorlacius

O interior detalhado, mas sereno, foi mantido neutro para garantir que não se distraia das obras de arte em exposição. A paleta de material foi inspirada pelas cores encontradas na natureza ao redor. Há sofisticação e controle no interior que contrastam fortemente com a natureza selvagem ao ar livre.

Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Marino Thorlacius
Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Marino Thorlacius

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio para Artista Hlöðuberg / Studio Bua" [Hlöðuberg Artist Studio / Studio Bua] 31 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979330/estudio-para-artista-hloduberg-studio-bua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.