Casa Eulalia / BURR

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Escada, VigaCasa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCasa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, CorrimãoCasa Eulalia / BURR - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: BURR
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Construção: Proingenia
  • Serralheria: Viuda de Ramírez
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Eulália é um projeto da série "Elements for Industrial Recovery" e consiste na mudança do uso original de um espaço de industrial para residencial, em Madri. Essa série é uma estratégia de proteção ao patrimônio industrial da cidade que visa prolongar a vida útil e impedir a demolição desses imóveis através de mudanças de uso e na ocupação desses espaços.

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Luis Díaz Díaz

Nos últimos 30 anos, a atividade industrial no centro da cidade de Madri vem perdendo forças. O resultado dessa transformação, que pode ser claramente observado hoje, é o desaparecimento desse tipo de uso nessa área da cidade. As causas do fenômeno são semelhantes às de muitos outros centros urbanos, por exemplo: as regulamentações de controle ambiental, como poluição sonora e emissão de poluentes, somadas ao aumento de valor dos terrenos. Esta conjunção de fatores provocou a migração das atividades industriais para a periferia da cidade, deixando para trás seus espaços, agora obsoletos. Estes continuaram sendo utilizados principalmente por pequenos sindicatos e, em sua maioria, ficam nos térreos de edifícios residenciais, estendendo-se para além da parte posterior do edifício, invadindo os pátios do bloco. Devido à predominância de uso residencial e comercial nessas áreas, a utilização destes espaços, que tomam muita superfície dos pátios, torna-se dispensável. As normas urbanísticas vigentes pretendem recuperar os pátios através da demolição das estruturas que os ocupam. A ferramenta utilizada para isso é a mudança do uso industrial para uso residencial.

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Corrimão
© Luis Díaz Díaz
Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Luis Díaz Díaz

Um espaço industrial pode se tornar um espaço residencial desde que sejam atendidas uma série de requisitos determinados por portaria do município, como condições mínimas de iluminação, ventilação ou acessibilidade. O requisito mais desafiador, no entanto, é o que limita a utilização daqueles imóveis que invadem os pátios internos das quadras, proibindo o uso residencial. Resta, assim, a demolição dos prédios industriais que ocupavam os pátios como única opção. O incentivo para realizar as mudanças de uso é dado pelo mercado imobiliário, fazendo com que o valor do espaço triplique ou quadruplique quando se torna um espaço residencial, impulsionado principalmente pela bolha de preços de aluguel que a cidade está sofrendo. Embora parte desta situação seja compreensível, uma vez que se pretende melhorar as condições dos pátios dos quarteirões residenciais, a cidade está cada vez mais condenada a um uso unitário e esta tipologia pode desaparecer. O projeto "Elements for industrial recovery" procura encontrar ferramentas urbanas e arquitetônicas que permitam manter estas estruturas de valor histórico em um contexto de mercado que quer que elas desapareçam.

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Luis Díaz Díaz

A residência Eulalia era um depósito de objetos variados, como pertences abandonados de alguma família, móveis velhos, livros em mau estado, dentre outros. Um espaço determinado mais por seu conteúdo do que por sua capacidade. Foi essa condição que norteou o projeto de reforma, um espaço condicionado desta vez pela coleção de objetos de seu novo habitante. Fotografias de grande formato, ferramentas de trabalho, móveis recuperados e restaurados, cozinha de um restaurante que faliu, banco de uma igreja abandonada e plantas de diversos tipos e tamanhos, são alguns dos muitos objetos que compõem o acervo e geram composições diferentes entre si, fazendo com que o espaço se comporte como um grande cenário para eles.

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Luis Díaz Díaz
Casa Eulalia / BURR - Imagem 21 de 22
Planta
Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Luis Díaz Díaz

Seguindo essa ideia, as intervenções que não afetam diretamente o edifício são tratadas como objetos que se somam a esta coleção. Especificamente, uma escada e um portão foram projetados para conectar e isolar um pequeno espaço privado para o habitante, que contrasta com o restante do galpão devido à sua cor, materialidade e forma. Esse portão desliza entre a estrutura e a escada como se estivesse flutuando, permitindo o acesso de um cômodo ao outro através de uma pequena porta de passagem e fazendo referência aos portões industriais típicos deste tipo de construção. A escada de acesso é complementada por um corrimão composto por dois tubos amarelos que apontam de dentro para fora da sala. O restante do espaço é tratado como um fundo neutro que potencializa o conteúdo, recuperando as áreas necessárias através de grandes remendos de reboco ou argamassa.

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira, Janela, Viga
© Maru Serrano
Casa Eulalia / BURR - Imagem 22 de 22
Corte
Casa Eulalia / BURR - Imagem 9 de 22
© Luis Díaz Díaz
Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Janela, Aido
© Luis Díaz Díaz

Eulalia brinca com a ideia romântica do atelier, em que o conteúdo se torna mais relevante que seu invólucro, direcionando a experiência para as diferentes relações que os objetos que compõem o espaço têm entre si.

Casa Eulalia / BURR - Fotografia de Interiores, Viga
© Luis Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Eulalia / BURR" [Vivienda Eulalia / BURR] 01 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979204/casa-eulalia-burr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.