Casa E15 / Centro Cero

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de ExteriorCasa E15 / Centro Cero - Fotografia de Exterior, EscadaCasa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa E15 / Centro Cero - Mais Imagens+ 19

Marcos Paz, Argentina
  • Arquitetos: Centro Cero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DORWIN, Diinámica NRG, Ebenor, Fenbel, Gramabi, Grupo LTN, JC Aberturas, Navarro Ache, Nuciari, Silma, Vibrocom
  • Projeto E Direção: Leonardo G. Valtuille, Carolina Antolini
  • Colaboradores: Ariana Miranda, Marina Balduzzi, Fernanda Mierez, Martín Martínez
  • Cidade: Marcos Paz
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um clube de campo na Rota 6, no distrito de Marcos Paz, província de Buenos Aires. Em um cenário predominantemente rural, o bairro assume a forma de dois aglomerados contendo um grande parque central livre. Contornando esse vazio, no final do empreendimento, está o terreno sobre o qual a casa está erguida.

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas
Casa E15 / Centro Cero - Imagem 21 de 24
Corte Longitudinal
Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Exterior, Escada
© Javier Agustín Rojas

A forma semicircular do terreno e sua localização relativa no bairro definem as orientações e a implantação da casa. O bom sol do leste também oferece as melhores e mais amplas vistas para o parque central, sem interferências. Consequentemente, as principais funções da casa se abrem neste setor -sala e quartos- e em contraste os espaços de serviço estão localizados, filtrando o sol da tarde e as vistas dos vizinhos, a oeste.

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Javier Agustín Rojas
Casa E15 / Centro Cero - Imagem 19 de 24
Planta - Térreo
Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Javier Agustín Rojas

Desta forma, projeta-se uma peça longitudinal, apoiada no lado reto do terreno, com acesso pelo norte e ascendendo para o sul, gerando um segundo nível mais privativo e contido para aproveitar as vistas. Esse corte e a definição material da obra acabam por estabelecer grande parte do caráter da casa.

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Javier Agustín Rojas

Particularmente nesta obra, a lógica construtiva surge desde o primeiro momento, resultando em uma oportunidade de desenvolvimento de um sistema que combinasse materiais nobres, aparentes e de baixa manutenção que tolerassem a execução da obra em fases sucessivas. O resultado é uma casa que se define por esta lógica material, tanto nos seus módulos como nas suas instalações e equipamentos.

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas

O tijolo aparente “Silma” resolve as laterais fechadas, permite a filtragem visual dos serviços e dilui as aberturas, mas não interfere na forma inclinada da cobertura. Esse espaço triangular resultante é transparente, envidraçado, tanto no interior como no exterior, conferindo leveza ao conjunto e multiplicidade de situações de luz ao longo do dia. A estrutura metálica está ​​sempre presente, caracterizando o projeto. A cobertura dupla de poliuretano -termopainel- permite maximizar o isolamento, os tempos de execução e mostrar sua expressão original. As paredes, também feitas de termopainel, ao leste, são mescladas com as esquadrias de alumínio e resolvem de forma leve o invólucro sobre elas.

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas

De acordo com essa lógica, o corte completa o projeto. Um volume único e puro com uma cobertura dobrada que permite o acesso pelo ponto mais baixo após atravessar um grande espaço semi-coberto, permitindo perceber toda a obra: a cobertura ascendente, a varanda e as diferentes situações de opacidade e transparência.

Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas
Casa E15 / Centro Cero - Imagem 24 de 24
Vista Oeste
Casa E15 / Centro Cero - Imagem 23 de 24
Vista Leste
Casa E15 / Centro Cero - Fotografia de Exterior
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa E15 / Centro Cero" [Casa E15, Club de Campo Las Hojas / Centro Cero] 29 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979175/casa-e15-centro-cero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.