Casa Wollumbin / Harley Graham Architects

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de ExteriorCasa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada, TerraçoCasa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, VigaCasa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Jardim, PilarCasa Wollumbin / Harley Graham Architects - Mais Imagens+ 8

Byron Bay, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andy Macpherson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Austral Bricks, Eco Outdoor, James Hardie
Mais informaçõesMenos informações
Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior
© Andy Macpherson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante do desafio de um terreno altamente limitado, a Casa Wollumbin é um projeto que abraça a solidão e o santuário nos confins de um contexto suburbano. Ancorado em um terreno íngreme voltado para o oeste, o projeto funciona como um ponto vantajoso para apreciar vistas da caldeira e do Wollumbin (Monte Warning) a oeste e vislumbres do Oceano Pacífico ao norte.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Andy Macpherson
Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada, Terraço
© Andy Macpherson

O projeto responde à severidade do ambiente da costa leste; uma paleta de material exterior escura e robusta que resiste incessantemente ao salitre da costa. Os sistemas operáveis da fachada oeste controlam o duro sol da tarde enquanto permitem vistas expansivas através do interior; o nível superior tem uma série de telas de tecido escondidas no forro, enquanto o nível médio conta com painéis de alumínio que podem ser ajustados em uma variedade de ângulos.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Andy Macpherson
Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Imagem 10 de 13
Planta - Térreo

A natureza íngreme do terreno resultou em uma construção em camadas de plataformas de concreto suspensas que dividiram o programa em três níveis. Em um esforço para mitigar a escala geral do edifício, a relação com a paisagem ao redor foi um componente integral do projeto; seja emoldurando uma vista, suspensa entre as árvores, ou proporcionando momentos de descanso e conexão com o solo.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Imagem 13 de 13
Cortes

Um dos impulsionadores iniciais do projeto foi criar uma conexão entre os espaços de convivência e o solo, o que foi alcançado através da parte nordeste do terreno, onde a piscina se encaixava entre as espécies nativas da floresta tropical, ao mesmo tempo em que proporcionava vistas estreitas através do edifício até a cordilheira a oeste.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Aço
© Andy Macpherson

O nível inferior atua como uma transição para as chegadas; uma sequência de entradas que permite que os visitantes se desloquem pelo jardim nativo até um chuveiro externo antes de entrar no edifício, com 2 tanques de água de 50.000L abrigados da vista por trás das telas pretas verticais.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Jardim, Pilar
© Andy Macpherson

O programa do nível intermediário é refletido através do tratamento da fachada externa; reservada para espaços privados de dormir, a fachada pode ser controlada individualmente para abrir ou fechar em cada um dos dormitórios, proporcionando amplas vistas sobre a cidade e a paisagem além. O nível superior é ancorado no terreno, proporcionando aos moradores conectados ao solo uma ventilação cruzada que atravessa a água através do espaço de convivência.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Andy Macpherson

Wollumbin Street House é um projeto que enfatiza as restrições do terreno, enquanto equilibra delicadamente os aspectos de conexão e reclusão.

Casa Wollumbin / Harley Graham Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andy Macpherson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Wollumbin / Harley Graham Architects" [Wollumbin House / Harley Graham Architects] 01 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979166/casa-wollumbin-harley-graham-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.