Residência Pátio / Gui Mattos

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Fachada, ConcretoResidência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga, Cadeira, Terraço, PátioResidência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, FachadaResidência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de ExteriorResidência Pátio / Gui Mattos - Mais Imagens+ 20

Monte Mor, Brasil
  • Arquitetos: Gui Mattos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  980
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Lacaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT, MGK, MPM Ar condicionado, N.didini, Pedras Bellas Artes, Soal Esquadrias, Topseal
  • Arquitetos Responsáveis: Riccardo Buso
  • Equipe De Projeto: Daniel Farfelmaze, Fernanda Alencar, Gui Mattos, José Rocha, Leonardo Vieira, Luciana Higashi, Luciana Rangel, Riccardo Buso.
  • Engenharia: Habit Construção e Incorporação
  • Paisagismo: Cenário Paisagismo
  • Consultores: MixDesign (pisos em concreto), Oscar Massao Kawaguti (estrutura em madeira), MPM Ar Condicionado (climatização e exaustão), D´Ávila (audio e vídeo)
  • Colaboradores: Engestraus (sondagem), MGK (painéis de fachada em madeira), Ndidini (paneis de fachada em cobre), Soal (caixilhos), TopSeal (piso em concreto), Bellas Artes (pedras). Elétrica e hidráulica: Zamaro
  • Estrutura Em Concreto: Stec do Brasil
  • Projeto De Interiores: Marilia Pellegrini
  • Cidade: Monte Mor
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Monte Mor, a casa de campo JSS com cerca de 980m2 distribuídos em seus dois pavimentos e anexos, é um agradável refúgio familiar. Nascida de restrições e desafios do condomínio, a arquitetura busca solucionar questões tais como a cobertura, que deveria seguir padrões pré-estabelecidos, e a preservação da intimidade, dada a impossibilidade de construir muros. Essas premissas, unidas à atenção à uma melhor insolação e distribuição da casa no lote generoso, tornam-se combustíveis para transformar uma fachada aparentemente comum em um projeto recheado de surpresas.

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Viga
© Carolina Lacaz
Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Carolina Lacaz
Residência Pátio / Gui Mattos - Imagem 24 de 25
Planta
Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Carolina Lacaz

Apesar da linguagem tradicional de quem vê a residência externamente e a possível analogia a uma casa bandeirista, ao entrar, o morador se depara com a arquitetura contemporânea que, sutilmente, impõe sua presença através das novas proporções e ressignificações de espaços. Os materiais, apesar de serem fiéis a uma lógica também tradicional: embasamentos em pedra, beirais longos e presença assídua da madeira, trazendo sensação de aconchego, são igualmente respostas à elevada temperatura da região. 

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Carolina Lacaz
Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz

Analisando internamente, as extensas paredes brancas no setor íntimo da casa, sem adornos nem objetos de decoração, assumem ritmo próprio à medida que avançam formando os volumes das suítes e recuando para as varandas.  Em sua face externa, o processo se repete, porém com o acréscimo de painéis em muxarabi e seteras, que servem como um véu de proteção à visão externa e permitem uma entrada da luz desenhada, como só um muxarabi pode oferecer.

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Jardim
© Carolina Lacaz

Diferentemente desta linha, mas não muito distante, está o pátio resultante da abertura onde seria a cumeeira do telhado, com sua delimitação promovida pelo anel azul central que dá face ao jardim. Forma e uso são ressaltados pela presença de painéis em cobre oxidado. De cor análoga à vegetação que está disposta em frente, os planos se contrapõem à paisagem. Os corredores, ora abertos, ora fechados pelas portas pivotantes azuis e vidros de correr, permitem uma longa e interessante perspectiva do percurso. 

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Jardim
© Carolina Lacaz
Residência Pátio / Gui Mattos - Imagem 25 de 25
Corte
Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Exterior
© Carolina Lacaz

Ainda sobre esse espaço, é importante dizer que neste ponto também essa casa rompe com o conceito de casa bandeirista, a qual tem como características principais as poucas aberturas, ambientes escuros e área social ao centro da planta. Aqui, constrói-se um ambiente arejado e iluminado. O pátio, ponto de encontro e comum a todos é o respiro da casa, do visual e da convivência, garantindo uma boa ventilação cruzada, emoldurando a paisagem e servindo de conexão para um novo plano de experiência, recolhida e reservada: a sauna e a academia.  

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Pátio, Jardim, Aido
© Carolina Lacaz

Por fim, pode-se observar os anexos da garagem e gourmet, os quais seguem as mesmas soluções materiais e reforçam a linguagem horizontal da casa. Ambos aproveitam o espaço para alongar e estender a experiência para novos visuais possíveis dentro do terreno.  

Residência Pátio / Gui Mattos - Fotografia de Exterior
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pátio / Gui Mattos" 10 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979146/residencia-patio-arquitetura-gui-mattos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.