Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMuseu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, JanelaMuseu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de InterioresMuseu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Exterior, FachadaMuseu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Mais Imagens+ 17

Odense, Dinamarca
  • Arquiteto Responsável: Yuki Ikeguchi
  • Equipe De Projeto: Nicolas Guichard
  • Gerente De Projeto: Miruna Constantinescu
  • Proprietário: Odense Kommune / Odense Bys Museer
  • Fundação: A.P. Møller Fonden, Augustinus Fonden / Knud Højgaards Fond, Nordea Fonden
  • Consultoria: Cornelius Vöge
  • Cidade: Odense
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rasmus Hjortshøj- COAST

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto prevê a criação de um novo edifício para o Museu H.C. Andersen, o jardim e centro cultural no coração da cidade onde Andersen nasceu. O terreno está localizado entre a área residencial, com pequenas casas tradicionais de madeira da idade média, e a área urbana recentemente desenvolvida em Odense.

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores, Viga
© Rasmus Hjortshøj- COAST

As histórias a serem contadas aqui não estão apenas na forma escrita, mas devem ser vivenciadas e sentidas através dos espaços físicos do museu e do jardim. Há mensagens profundas na escrita do HC Andersen que refletem a vida do autor e sua jornada de vida. A obra de Andersen projeta a dualidade do oposto que nos cerca; real e imaginário, natureza e homem, humano e animal, luz e escuridão... O oposto dos temas coexiste, eles não estão em preto e branco. Nosso projeto arquitetônico deve refletir esta essência de sua obra de forma arquitetônica e paisagística.

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores
© Rasmus Hjortshøj- COAST
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Imagem 18 de 22
Planta de Situação
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Rasmus Hjortshøj- COAST

Os espaços do museu são compostos de uma série de formas circulares que são tangentes umas às outras, como uma corrente. Elas são organizadas de forma não hierárquica e não centrada. A parede verde curva contínua se expande e traça a estrutura do espaço subterrâneo, definindo o jardim e os caminhos acima do solo. Ele serpenteia e tece dentro e fora, acima e abaixo do solo em todo o local. Na sequência de espaços entrelaçados, os visitantes se encontrarão entre o exterior e o interior à medida que a parede verde aparece e desaparece. A trajetória do museu seria a narrativa, os elementos de sua obra; a dualidade do oposto, dissolvendo o limite, será lida através da composição espacial e da ambiguidade.

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores, Pilar
© Rasmus Hjortshøj- COAST
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Imagem 20 de 22
Planta - Térreo
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores
© Rasmus Hjortshøj- COAST

Os espaços de exposição são planejados no subsolo. O encantador jardim acima do solo é composto por uma curvatura que traça os espaços de exposição abaixo do solo. Os caminhos serpenteantes pela área do jardim devem ser experimentados como a extensão do museu. Aqui a forma arquitetônica construída é diminuída, e os visitantes seriam levados ao espaço labiríntico criado por árvores e folhas. O mundo subterrâneo está ligado ao jardim acima através de uma série de jardins submersos que surgem como "buracos" no chão, uma espécie de "portal" de um mundo de contos de fadas para o mundo exterior. A arquitetura paisagística, onde elementos da natureza são fundidos com elementos arquitetônicos, é o que tornaria a experiência única.

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Janela
© Rasmus Hjortshøj- COAST
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Interiores, Escada
© Rasmus Hjortshøj- COAST

A conclusão do edifício é o início da vida do jardim. Ele foi projetado para crescer com o tempo e estabelecer sua raiz. Ao longo dos próximos anos, o jardim amadurecerá, oferecerá aos visitantes e à comunidade o sentido da natureza e das estações, mudança de cores, cheiro, densidade, transparência e paisagem em seu crescimento. O Museu do HC Andersen terá um papel central na nova paisagem urbana da cidade de Odense.

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rasmus Hjortshøj- COAST
Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Imagem 22 de 22
Corte BB

O plano de desenvolvimento é fechar uma das estradas arteriais e reconectar duas partes da cidade; nova e antiga, que atualmente estão separadas. O Jardim do museu deverá oferecer uma nova área pública de qualidade, dando vida a esta zona "intermediária". Uma parte da cidade onde está a casa natal do escritor, continua sendo a paisagem urbana medieval com ruas pequenas e serpenteantes, o oposto do desenvolvimento urbano moderno com pistas rápidas amplas e ortogonais. O caminho serpenteante e o jardim labiríntico devem trazer de volta a qualidade da escala humana para fazer uma ligação suave com a área urbana da cidade.

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rasmus Hjortshøj- COAST

Durante a construção do edifício, fomos expostos a uma situação única, a pandemia. Ela nos impôs desafios inesperados na execução dos trabalhos, no sequenciamento, planejamento, fornecimento, e assim por diante. A realidade e a norma a que estávamos acostumados nas atividades diárias eram questionadas por uma causa intangível e incompreensível. Parecia-me como se estivéssemos experimentando o mundo dos contos de fadas de Andersen, lutando contra o invisível ou aprendendo a se adaptar, a lidar com o desconhecido. Suas histórias permanecem até hoje. 

Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rasmus Hjortshøj- COAST

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:H.C. Andersen Haven 1, 5000 Odense, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu H.C.Andersen Hus / Kengo Kuma & Associates" [H.C.Andersen Hus Museum / Kengo Kuma & Associates] 28 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979142/museu-hcandersen-hus-kengo-kuma-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.