Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de ExteriorCasa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de InterioresCasa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de ExteriorCasa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoCAD, E-Egger, Enscape, Galaxy Curtains, INAX Bathroom Appliances, LG Air Conditioners, MPE Lightings, SketchUp, Star Blinds, Toto Bathroom Appliances, Vietceramics, Xingfa
  • Equipe De Projeto: Anh Tuan Pham, Hoang Nam Nguyen, Kim Quy Nguyen, Van Kieu Pham
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. De acordo com uma estatística oficial em 2020, as moradias urbanas representaram mais de 88% do total de 1,92 milhão de casas na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. No entanto, muitas casas desatualizadas e degradadas não atendem mais ao estilo de vida moderno e aos padrões de vida mais altos da próxima geração. Compreensivelmente, a renovação de antigas residências para acomodar bem as necessidades contemporâneas tornou-se um tipo de trabalho muito desafiador, mas inspirador, para muitos arquitetos locais.

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sonmeo Nguyen Art Studio
Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Imagem 17 de 21
Plantas - Projeto

Uma pequena casa típica de 15 anos localizada em um beco dentro de um bairro de alta densidade foi recentemente reformada para atender às novas necessidades diárias, enquanto a maior parte de sua estrutura principal foi cuidadosamente preservada devido ao orçamento limitado. A antiga casa estava mofada e degradada com uma volumosa escada de concreto no centro, uma cozinha escura e mal ventilada e um quarto nos fundos, bem como um terraço empoeirado e abandonado. Além disso, a estreita rua de 3 metros de largura é, na maior parte do tempo, movimentada e barulhenta, pois trata-se de uma rota de atalho que liga duas vias principais.

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Interiores
© Sonmeo Nguyen Art Studio

O briefing do projeto pedia uma reforma contemporânea e artística, que melhorasse o conforto, garantisse iluminação natural e ventilação suficientes, reduzisse o impacto do ruído do tráfego e também aumentasse a privacidade e a segurança no espaço interior. O conceito de arquitetura e design de interiores foi baseado em uma abordagem dupla: reorganizar e renovar todos os espaços internos em todos os níveis e anexar uma estrutura única em forma de gaiola com jardins integrados na fachada externa.

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior
© Sonmeo Nguyen Art Studio
Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Imagem 20 de 21
Diagramas
Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Interiores
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Em primeiro lugar, a escada central de concreto foi substituída por uma escada leve feita sob medida em ferro com degraus de madeira sob um vazio envidraçado; outro pequeno vazio foi esculpido na extremidade posterior para fornecer luz natural à cozinha e à área de jantar na parte de trás do nível do solo, enquanto o espaço frontal é dedicado a uma espaçosa área de estar combinada com o lobby e um pátio ajardinado. O quarto principal e o banheiro foram realocados na área frontal do primeiro andar e finalizados com grandes planos vidros, piso laminado de madeira e azulejos pretos. Uma área de estudos/biblioteca está posicionada na extremidade posterior, bem iluminada através do poço de luz. O segundo andar tem um recuo de 2 metros e ainda é espaçoso o suficiente para acomodar perfeitamente o segundo quarto, um banheiro compartilhado e uma aconchegante área de culto.

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Em segundo lugar, toda a fachada antiga e desatualizada foi cuidadosamente “cortada e esculpida” peça por peça e, em seguida, fixada estruturalmente com uma espécie de “gaiola” de ferro de dois níveis, que consiste em barras metálicas bastante finas colocadas a distâncias aleatórias em combinação com duas treliças acima. Dois grandes terraços com muitas plantas frondosas e flores vivas estão parcialmente ocultos logo atrás da fachada metálica. Essas áreas de paisagismo reduziram efetivamente o ruído do tráfego intenso abaixo e aumentaram muito a privacidade e a segurança dos espaços internos. Além disso, elas também são consideradas como importantes zonas de amortecimento verdes que aproximam os jovens proprietários da natureza todos os dias e, ao mesmo tempo, contribuem positivamente para a paisagem urbana.

Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gaiola / ROOM+ Design & Build" [Cage House / ROOM+ Design & Build] 26 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979120/casa-gaiola-room-plus-design-and-build> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.