Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, CostaTerminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Orla, CostaTerminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de ExteriorTerminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Vidro, Fachada, VigaTerminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos Líderes: Maarja Kask (Salto), Ralf Lõoke (Salto), Villem Tomiste (StuudioTallinn)
  • Paisagismo: Maarja Gustavson
  • Arquitetura: Ragnar Põllukivi, Margus Tamm
  • Arquitetura De Interiores: Marja Viltrop
  • Área: 850 m long
  • Programa: Terminal de Cruzeiros
  • Cidade: Tallinn
  • País: Estônia
Mais informaçõesMenos informações
Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, Costa
© Tõnu Tunnel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terminal de cruzeiros está localizado no North-West Seawall (Loodemuul) do Porto da Cidade Velha de Tallinn, Estônia, estendendo-se da rua Logi até o final do Seawall. É uma combinação de um calçadão e um edifício, onde o terminal de cruzeiros funciona como o elemento impulsionador na criação do parque urbano à beira-mar com 850 m de comprimento.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Costa
© Tõnu Tunnel

A tarefa inicial de projetar um terminal foi desenvolvida detalhadamente pelos arquitetos, que também usaram o espaço público urbano circundante para fornecer um elemento importante para o processo de realização do calçadão da praia em Tallinn. No futuro, ao final do calçadão, deverá ser construída uma parada de transporte público para ferries, levando passageiros para Kadriorg a cada poucos minutos. O espaço para o calçadão à beira-mar foi criado projetando a área de estacionamento e as estradas de acesso ao porto para serem mais compactas do que o previsto anteriormente.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior
© Tõnu Tunnel
Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Imagem 19 de 21
Planta baixa

Funcionalmente, o complexo é dividido em dois - o nível inferior acomoda áreas destinadas a turistas dos cruzeiros e no nível superior há um calçadão aberto ao público. A entrada e a saída do terminal se dão junto ao nível da rua através de um parque inclinado com vegetação característica da costa norte da Estônia. Ao longo dos planos suavemente inclinados, a rua leva os cidadãos acima do terminal.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior
© Tõnu Tunnel
Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Costa, Corrimão
© Tõnu Tunnel
Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Imagem 21 de 21
Corte

A cobertura do edifício inclui um calçadão de tráfego leve para caminhadas e exercícios, assim como um restaurante, terraços com vista para o mar, um playground, assentos com coberturas para o vento em várias direções, além de pequenas praças. No nível inferior, o calçadão e as áreas verdes se fundem, oferecendo possibilidades para várias situações diferentes. O espaço sob o calçadão elevado forma um terminal ao ar livre para uma terceira doca de cruzeiros a ser projetada no futuro, além de também ser uma cobertura para os turistas que passeiam ao redor do terminal.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Cadeira
© Tõnu Tunnel
Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Tõnu Tunnel

O interior do terminal é estruturado de maneira simples e flexível. Junto à orla marítima e às docas de cruzeiro que se estendem ao norte, encontra-se a zona de espera de passageiros, projetada para ser seccionada em duas áreas, quando necessário, utilizando cabines móveis de controle de passaportes, a fim de realizar procedimentos de controle de fronteira e dividi-la em espaços menores com paredes deslizantes. O terminal de cruzeiros será utilizado sazonalmente, porém, para aumentar a eficiência do edifício, foi projetado para incluir a possibilidade de uso durante todo o ano.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Janela, Corrimão
© Tõnu Tunnel
Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Vidro, Fachada, Viga
© Tõnu Tunnel

Oito meses por ano, as áreas de espera podem ser transformadas para receber exposições, feiras ou concertos. O espaço interior tem um teto previsto para garantir acesso e visibilidade também a partir do calçadão. Para aumentar a sustentabilidade do edifício, são utilizados painéis solares, aquecimento e refrigeração da água do mar e, ainda mais importante, o espaço público, aberto aos habitantes locais e funcionando como um portal para o país, também agrega valor ao espaço.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Tõnu Tunnel

No noroeste do Seawall está um muro histórico renovado, cuja superfície é usada como calçada. Toda a parede histórica é exposta publicamente. Um plano inclinado é colocado no final do muro, ligando o calçadão ao nível do porto, facilitando a possibilidade de estender o espaço público ao aterro e à linha de costa. A vegetação do calçadão é local, inspirada na flora da costa norte e aberta a espécies invasoras, mantendo também as comunidades vegetais já estabelecidas.

Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects - Fotografia de Exterior, Costa
© Tõnu Tunnel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Logi 4, 10111 Tallinn, Estonia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terminal de Cruzeiros Tallinn / Stuudio Tallinn + Salto Architects" [Tallinn Cruise Terminal / Stuudio Tallinn + Salto Architects] 25 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979108/terminal-de-cruzeiros-tallinn-stuudio-tallinn-and-salto-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.