Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaResidência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, VigaResidência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 4 de 25Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 5 de 25Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Mais Imagens+ 20

Thiruvananthapuram, Índia
  • Escritório: Srijit Srinivas - ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Justin Sebastian
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Changi Lighting, Decowood, Electrodynamic, Geosam, Ikea, Jaquar, Prisha, Trojan, Tulip & Hybec
  • Arquiteto Líder: Srijit Srinivas
  • Equipe De Projeto: Remya Raveendran, Sriya S., Deepika
  • Coordenação De Obra: Kumaraswami A.
  • Construção Civil: Judeson Antony
  • Landscape Contractor: Jacob Klavara
  • Electrical Contractor: Anilkumar B.
  • Clientes: Mr. Rajnath R. & Dr. Preetha B.
  • Texto: J. George
  • Cidade: Thiruvananthapuram
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Justin Sebastian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um pequeno terreno de 222 metros quadrados de um movimentado subúrbio da capital de Kerala, esta casa tinha sua privacidade ameaçada por uma escola de três andares de salas de aula no terreno vizinho. Os clientes, uma pequena família composta por um engenheiro, uma médica e o filho do casal, queriam que sua casa fosse como um oásis privado e acolhedor em meio ao agito característico desta área da cidade. Isso representou um grande desafio de projeto, apesar de muito comum em projetos residenciais em contextos como este. A solução de projeto adotada foi a criação de um envelope que envolvesse a residência e na fachada da casa fosse vazado, formado por uma trama de tijolos. Essa abordagem ajudou a maximizar a área construída e permitiu a circulação de ar sem comprometer a privacidade dos moradores.

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Madeira, Bancada, Viga, Pia
© Justin Sebastian
Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 24 de 25
Plantas
Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 5 de 25
© Justin Sebastian

O térreo tem um abrigo para dois carros, salas de estar e jantar separadas, dois quartos com banheiros, uma cozinha aberta e áreas de trabalho e de serviço próximas. Tanto a sala de estar como o quarto de hóspedes no térreo se abrem para o jardim da frente através de grandes janelas, dando a sensação de amplitude do espaço. O primeiro andar tem dois banheiros, bem como espaços multiusos para uma biblioteca, uma área de estudo e uma academia.

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 4 de 25
© Justin Sebastian

Verticalmente, os espaços internos são amarrados pela iluminação natural que penetra a casa pela trama de tijolos aparentes em pé-direito duplo, que expande a sala de jantar em altura e torna este ambiente o espaço central da casa. Isso é potencializado pelo paisagismo trazido para dentro do envelope do edifício por um pátio interno estreito povoado com plantas banhadas pela luz solar, criando, assim, um efeito dinâmico e agradável ao passar do dia. A cozinha aberta estende-se ainda mais para a sala de jantar adjacente seguindo seu eixo e, em seguida, também se abre para um deck ajardinado na parte posterior do lote.

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Tijolo, Cadeira
© Justin Sebastian
Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 25 de 25
Elevação Sul & corte Y-Y
Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 6 de 25
© Justin Sebastian

A natureza minimalista do conceito de design aplicado encontra ainda mais expressão nos móveis personalizados usados em toda a casa. Este conceito também é evidente no design de interiores, desde a cor dos armários da cozinha, até os guarda-roupas, os móveis de alvenaria etc. Criando, então, uma combinação agradável entre a textura convidativa do tijolo e o acabamento em gesso. Da mesma forma, a cozinha aberta e seu cuidadoso detalhamento dá uma maravilhosa sensação de coerência entre a estética e a funcionalidade.

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Imagem 15 de 25
© Justin Sebastian
Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Arco
© Justin Sebastian

A justaposição do tijolo aparente com superfícies rebocadas alternadas confere um toque sutil às fachadas internas e externas. Esta casa é um exemplo de como uma casa de tijolos aparentes pode ser muito contemporânea e não necessariamente rústica. A forma geral da casa foi mantida simples: um cubo, com uma ligeira inclinação na frente, conforme necessidades impostas pelo local. Isso é complementado pelo uso de tijolos em trama vazada na fachada frontal que gera a privacidade necessária para os espaços de estar e dormitórios no piso superior, permitindo a entrada de brisas refrescantes para ventilação dos ambientes.

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Justin Sebastian

 O layout empregado permite que os espaços fluam entre si, mantendo a circulação e os espaços de convivência com limites bem definidos. Todos os espaços da casa irradiam, de maneira calma, charme e beleza, Além de abordar elegantemente o design original de um santuário isolado e caseiro, mesmo no ambiente lotado de seu denso contexto urbano.

Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Justin Sebastian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Malha de Tijolos / Srijit Srinivas Architects" [Brick Lattice House / Srijit Srinivas Architects] 28 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979070/residencia-malha-de-tijolos-srijit-srinivas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.