Casa Madeira / Costaveras Arquitetos

Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 2 de 23Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 3 de 23Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 4 de 23Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Fotografia de InterioresCasa Madeira / Costaveras Arquitetos - Mais Imagens+ 18

Goiânia, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  392
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edgard Cesar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ENCOESMA, Gruta Mármores e Granitos, Illuminato, Ornare
  • Projeto Executivo: Nilo Martins
  • Detalhamento: Camila Portella
  • Compatibilização: Bernardo Costa Campos
  • Projeto Hidrossanitário: Danielle Borges
  • Projeto Luminotécnico: Ana Paula Moraes
  • Projeto Estrutural: Mayko Borges Naves
  • Construção: CEMAF Construtora
  • Projeto Elétrico: Rodrigo Martinez Silva
  • Cidade: Goiânia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 2 de 23
© Edgard Cesar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto encomendado por um casal com o desejo de ter uma casa prática, enxuta, de fácil manutenção porém bastante aconchegante. Um clima rústico também foi pedido, para que a casa tivesse personalidade e alma, sendo portanto “uma casa com cara de casa”.

Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Edgard Cesar

Na montagem do produto, elegemos o resgate da telha aparente e seu conjunto com a madeira, presente não apenas no traçado dos telhados, mas também na estrutura física de toda a casa. Com isso, os desafios apareceram; cálculos diferenciados, vãos mais reduzidos, tratamento e manutenção do material, etc.

Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Edgard Cesar
Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 7 de 23
© Edgard Cesar

Entre os materiais: estrutura de madeira maciça (pilares e vigamentos), telhados aparentes, com os encontros das águas, caimentos, calhas e rufos especiais, piso cimentado liso, ladrilhos hidráulicos e granito escovado presente nas áreas com necessidade de limpeza mais fina. Em algumas paredes, seixos rolados aplicados com junta seca e pinturas caiadas. 

Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 3 de 23
© Edgard Cesar
Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Edgard Cesar

Uma planta fácil, com circulações amplas, setorizando o íntimo para um lado, serviços para o outro lado, deixando o social reservado ao eixo central para promover os encontros da família. Não há sala de jantar: as refeições se revezam entre a bancada da cozinha e a varanda, debaixo da pérgola. Com isso, ganhamos espaço, economizando um ambiente que seria pouco usado. A suíte master se abre para o jardim interno, com vista para a piscina. A suíte dos netos, vizinha à master, é enxuta mas bem confortável, para as visitas mais esporádicas. Esquadrias tipo piso-teto, peças pivotantes, sanfonadas…promovem as ventilações cruzadas, bastante presentes na construção.

Casa Madeira / Costaveras Arquitetos - Imagem 4 de 23
© Edgard Cesar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Madeira / Costaveras Arquitetos" 05 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978680/casa-cl-costaveras-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.