Casa La Tabatière / Noue Studio

Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 2 de 18Casa La Tabatière / Noue Studio - Fotografia de InterioresCasa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 4 de 18Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 5 de 18Casa La Tabatière / Noue Studio - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Noue Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Camille Boldt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Angéloz, Archicad, Art-Tisons, Blender, Ebénisterie Rossier VR, Lagger, Stavia Bois
  • Arquiteta Responsável: Elise Rossier
  • Modelo 3 D: Camille Boldt
  • Cidade: Montagny
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 2 de 18
© Camille Boldt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila onde a casa se encontra faz parte de uma região conhecida no passado pela cultura do tabaco. A construção existente foi inicialmente concebida como um galpão de tabaco e uma oficina e, em um segundo momento, um galinheiro foi anexado. Essas mudanças ocorreram de acordo com as necessidades de seus proprietários. A atual proposta é uma questão de preservação e uma resposta ao adensamento do território, mudando sua função para habitação e oferecendo ao local um novo ciclo de vida. O projeto baseia-se nas muitas qualidades da situação existente e procura melhorá-las. Isso é ilustrado pela conservação da distribuição dos espaços e seus volumes, pela materialidade ou pela reinterpretação de elementos funcionais que expressam um passado agrícola.

Casa La Tabatière / Noue Studio - Fotografia de Interiores
© Camille Boldt
Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 16 de 18
Térreo
Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 4 de 18
© Camille Boldt

No térreo, os espaços de convivência substituem a antiga oficina e o galinheiro. O pé-direito baixo da cozinha contrasta com a da sala, que esbanja em tamanho. Esta última tem vista para os campos através de uma grande janela, evocando, assim, a relação do galinheiro com o exterior da casa. No piso superior, dois quartos e um banheiro distribuem-se no local onde ficava a máquina de secar tabaco, seguindo a estrutura existente. O encontro dos novos elementos com os antigos dá uma atmosfera única ao espaço.

Casa La Tabatière / Noue Studio - Fotografia de Interiores
© Camille Boldt
Casa La Tabatière / Noue Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Camille Boldt

A identidade do edifício foi se formando ao longo do tempo, através de várias funções e das modificações feitas. Isso resulta em uma riqueza de volumes e texturas. Para preservar este espírito, a base de alvenaria foi mantida e coberta com um reboco de cal. A proporção e a localização das aberturas também foram preservadas e receberam janelas de madeira revestidas com persianas de lona verde, assim como as venezianas da casa vizinha. No piso principal, um terraço composto por minerais da região relembra a simplicidade da construção original que não tinha fundações. Em oposição, a cozinha colorida se impõe ao trazer novos elementos e sofisticação.

Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 5 de 18
© Camille Boldt

No andar de cima, um novo revestimento de madeira substitui o antigo que se encontrava em mau estado. Este elemento arquitetônico remete à fachada original que era composta por conjuntos de tábuas de madeira. Algumas partes que eram abertas para permitir a ventilação do tabaco na secadora servem, hoje, para trazer luz natural aos dormitórios. A parede de tijolos, por sua vez, foi restaurada e preservada e, na nova função da construção, gera privacidade entre os espaços tanto durante o dia como durante a noite.

Casa La Tabatière / Noue Studio - Imagem 15 de 18
© Camille Boldt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Tabatière / Noue Studio" [La Tabatière House / Noue Studio] 21 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978656/casa-la-tabatiere-noue-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.