Apple Piazza Liberty / Foster + Partners

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de ExteriorApple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Imagem 3 de 19Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Imagem 4 de 19Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, FachadaApple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Mais Imagens+ 14

Milano, Itália
  • Arquitetos: Foster + Partners
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nigel Young
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kuraray
Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Apple Piazza Liberty é composta por dois elementos fundamentais, uma praça escalonada e uma fonte. Localizada logo após o Corso Vittorio Emanuele — uma das ruas de pedestres mais populares de Milão — os visitantes são atraídos para a praça pela vista da nova e dramática fonte.

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nigel Young

O projeto é outro exemplo da estreita colaboração entre a equipe de arquitetura da Apple liderada pelo chefe de design, Sir Jonathan Ive e Angela Ahrendts, vice-presidente sênior de Varejo e Lojas Online e a Foster + Partners.

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Imagem 3 de 19
© Nigel Young

Uma celebração da alegria da vida da cidade e personificação de sua natureza dinâmica, a água é uma experiência interativa e multissensorial. Os visitantes entram na fonte através de uma entrada coberta de vidro envolta pelas vistas e sons de jatos verticais de água que se chocam contra as paredes de vidro de sete metros de altura. Uma alusão imersiva a brincadeira infantil de correr pelas fontes, a experiência muda ao longo do dia com a luz do sol filtrada pela água, enquanto à noite o teto de vidro cria um efeito caleidoscópico, com a água caindo pelas paredes, e seus reflexos viajando infinitamente pelo céu.

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young
Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Imagem 8 de 19
© Nigel Young

Stefan Behling, Diretor do Escritório, Foster + Partners, comentou: "Não pode haver maior honra e responsabilidade do que criar uma praça pública na Itália, onde as praças e espaços urbanos sempre nos inspiraram. A fonte é uma expressão de excitação infantil que remete a cada um de nós. Em sua simplicidade, ela ecoa a ideia de caminhar em uma grande fonte sem se molhar, e a alegria de estar vivo".

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Imagem 4 de 19
© Nigel Young

A fonte desce até a base do Anfiteatro, um novo centro social e uma extensão ao ar livre do "Hoje na Apple". A arquibancada é definida por degraus de pedras largas que descem abaixo do nível da rua e se abrem para um palco, apoiado por uma parede de água de uma segunda fonte. A praça recém-criada foi pavimentada com Beola Grigia — uma pedra típica local da Lombardia, e cercada por 21 novas árvores Gleditsia Sunburst.

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young
Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

O interior é um espaço brilhante, monolítico, metaforicamente esculpido na mesma pedra que a praça acima. O teto segue o perfil escalonado do anfiteatro, com claraboias e painéis retro-iluminados que combinam de forma inovadora a luz artificial e natural. Através do teto e das escadas, raios quentes de sol penetram profundamente na loja afundada, conectando o interior com a luz e o ritmo de Milão e dando-lhe a sensação de uma espaçosa galeria de arte cheia de luz. As escadas que levam à loja consistem em degraus em balanço revestidos de aço inoxidável polido que também se tornam uma instalação de luz escultural, criando uma experiência teatral e emocionante.

Apple Piazza Liberty  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Piazza del Liberty, 1, 20121 Milão MI, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apple Piazza Liberty / Foster + Partners" [Apple Piazza Liberty / Foster + Partners] 18 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978655/apple-piazza-liberty-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.