Edifício Girassol / FGMF

Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Girassol / FGMF - Fotografia de ExteriorEdifício Girassol / FGMF - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4474
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkos, Atlas Schindler, Braston, Eliane, Hydro
  • Arquitetos Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Daniel Paranhos
  • Colaboradores: Paula Schenini, Carolina Ferraz, Fernanda Moura, Kaila Bissolotti, Tânia Rodriguez
  • Estagiários: Giancarllo Bruno, Patrícia Carvalho, Caio Caccaos
  • Construção: Exemplar Construções
  • Projeto De Estrutura E Fundações: SVS engenharia
  • Hidráulica E Elétrica: Gera Engenharia
  • Luminotécnico: Castilha Iluminação
  • Paisagismo: Gabriella Ornaghi
  • Climatização: EPT engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma estrutura desafiadora assinada pela FGMF, o Edifício Girassol foi concluído no final de 2021 e está localizado na Vila Madalena, área nobre da capital paulista. O projeto de uso corporativo foi desenvolvido para atender à demanda acentuada neste período pós-pandemia por espaços de trabalho mais leves e acolhedores, sendo a arquitetura responsável pela criação de ambientes que fomentem bem-estar, satisfação e produtividade. 

Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior
© Fran Parente
Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente

“A preocupação em oferecer espaços de qualidade é muito latente nas empresas. A redução das estações tradicionais, fixas e a aderência ao formato remoto acabam reduzindo o contato humano e a noção de pertencimento e isso dificulta a transmissão de valores para a equipe. Por isso, os ambientes devem incentivar a socialização e sensação de bem-estar, gerando aproximação entre as pessoas para aumentar a retenção de talentos e o desenvolvimento de um trabalho mais criativo e dinâmico, especialmente no modelo híbrido. A equipe precisa achar que o escritório é um lugar ainda mais legal do que a própria casa e se sentir confortável ali”, explica Lourenço Gimenes, sócio da FGMF.

Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior
© Fran Parente
Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior
© Fran Parente
Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Assim, os arquitetos criaram um edifício fora do usual, integrado ao meio urbano, gentil com os passantes e confortável para seus usuários diretos. Composto por cinco pavimentos em volumes desencontrados, o espaço carrega um jogo harmônico de ângulos geométricos que formam terraços com qualidades únicas: uns cobertos, outros não, com dimensões e pés-direitos variados, diferentes áreas de permanência e acesso aos jardins externos. Ao mesmo tempo, essa aparente desorganização do volume permite a leitura de um objeto menos vertical, mais atrelado à escala do usuário, amigável para quem caminha na rua e enxerga não apenas o jardim do térreo, mas também os espaços verdes flutuantes na paisagem urbana.

Respeitando o melhor uso da topografia do terreno, o projeto conta com entrada para veículos na parte baixa do terreno e recebe os pedestres com um pujante jardim de entrada, que acomoda o desnível de forma delicada. O térreo permite abrigar loja ou restaurante, possui uma vista privilegiada por grandes janelas que percorrem a fachada principal do chão ao teto e permitem contato com o movimento externo. Em todos os pisos, a iluminação natural e a circulação de pessoas são privilegiadas, com áreas de acesso abertas, pequenas sacadas com pontos verdes no peitoril e grandes janelas que envolvem a edificação central. 

Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente
Edifício Girassol / FGMF - Imagem 35 de 43
Planta pavimento térreo
Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Interiores, Cerca
© Fran Parente
Edifício Girassol / FGMF - Imagem 41 de 43
Corte B
Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fran Parente

O destaque fica a cargo do terceiro pavimento que surge desafiadoramente equilibrado num balanço de 7m em estrutura metálica. Seu revestimento de policarbonato lhe confere leveza e uma dose de displicência, contrastando com o concreto aparente dos demais pavimentos, solidamente apoiados uns sobre os outros. A espessura das chapas de policarbonato estrutural permite um controle térmico eficiente ao longo do dia, além de destacar o edifício pela iluminação interna e externa durante a noite, integrando-o à movimentada vida noturna do bairro. Nos terraços, cercados por um amplo jardim com vista para Pinheiros, os usuários podem desfrutar de uma área coberta destinada a um momento de convivência casual.

Edifício Girassol / FGMF - Fotografia de Exterior
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Girassol / FGMF" 03 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978644/edificio-girassol-fgmf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.