Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental

Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ema Blom

Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Imagem 2 de 16Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores, FachadaCafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores, CercaCafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de ExteriorCafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Mais Imagens+ 11

Córdoba, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ema Blom
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3DI, Crislu, Fixed, La Puntual Marmolería, Piazza x Espacio concretto
  • Autores: Agustín Willnecker, Iván Ferrero, Mateo Unamuno, María Belen Marinelli
  • Design Gráfico: Nicolas Godoy Pizzuti
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ema Blom

Uma prótese. O Caffe del Popolo é uma daquelas experiências que surgem nesses espaços que muitas vezes são entendidos como inutilizáveis ​​ou obsoletos na cidade. O trabalho foi realizado em um vazio triangular entre dois blocos de apartamentos no bairro de Nueva Córdoba, Argentina. A percepção da compressão sofrida pelo seu contexto desencadeou a exploração inicial para o desenho deste recinto que, desde o início, foi concebido como um dispositivo capaz de se encaixar naquele lugar, como uma "prótese urbana". Ele propõe uma forma de entrar em um ambiente urbano denso e atuar nele e dele em direção à cidade.

Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ema Blom
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Imagem 14 de 16
Planta - Térreo
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Imagem 15 de 16
Planta - Primeiro Nível
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Imagem 2 de 16
© Ema Blom
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Imagem 11 de 16
Axonométrica 1
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores
© Ema Blom

A fluidez. A inserção em um espaço tão pequeno e cercado por grandes edifícios, imprimiu a ideia de compressão em nossos materiais e nas diferentes explorações realizadas. Talvez seja também a percepção líquida, dinâmica e fluida daquele canto e dos tempos atuais que ordenou a ação formal resultante da proposta. A fluidez em termos de uso também determinou ações de projeto que procuraram gerar um espaço o mais aberto possível para a rua em seu nível zero.

Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Imagem 13 de 16
Axonométrica 3

A exploração de materiais. Foi criada uma base metálica, com janelas em guilhotina, capaz de criar uma abertura máxima para a rua sem descurar os requisitos funcionais. No interior, por meio da fabricação digital, conseguiu-se aplicar um revestimento de madeira posteriormente laqueado, inspirado tanto na cor como na composição formal da planta do café. Para os níveis superiores, foi utilizada uma estrutura metálica existente, da qual foram retirados cinco painéis de fibra de vidro. Estes painéis são os que protegem dois níveis do interior: um com o banheiro e outro com o depósito.

Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores, Cerca
© Ema Blom
Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Exterior
© Ema Blom

De rua. Usar a rua é uma premissa fundamental, e não só porque há um espaço interior reduzido, mas também porque se pretendia dar a esse espaço de trânsito uma pausa, um espaço de contemplação, um uso possível, aproveitando o que a paisagem cordobesa oferece nessa área, como o edifício residencial do arquiteto Ignacio Togo Diaz, o Paseo Cultural del Buen Pastor, a Igreja dos Capuchinhos e o Edifício Baoro do arquiteto Osvaldo Ponz. Foi criada uma superfície de apoio interior/exterior na fachada do café, uma plataforma onde se situam duas banquetas metálicas móveis, e foi desenvolvido um mobiliário urbano fixo (banco rarx) em concreto e metal, localizado no meio-fio do passeio. Os bancos Rarx terminam sintetizando simbolicamente a ideia geradora do projeto, pois contemplam também reflexões materiais, formais e de uso em relação ao espaço público.

Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental - Fotografia de Interiores
© Ema Blom

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria del Popolo / Rare Studio Experimental" [Caffe del popolo / Rare Studio Experimental] 17 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978600/cafeteria-del-popolo-rare-studio-experimental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.