Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects

Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de ExteriorRefúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Interiores, BancadaRefúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de ExteriorRefúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, BancadaRefúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Mais Imagens+ 10

Dolphin Sands, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Gibson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, ABI Interiors, Artemide, Big Ass Fans, CedarWest, Derolux, Fienza, Fisher & Paykel, Inlite, Lo&CO, Milli, Radial Timbers, Stoneworld Tas, Tas Cabinetry Supplies, Unios
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Exterior
© Adam Gibson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Começando por ajudar os nossos clientes a avaliar e selecionar o terreno, o processo de projeto tem sido uma estreita colaboração. O local foi selecionado por seu relativo isolamento e principalmente por suas perspectivas. A partir disso, o estúdio foi originalmente concebido como um mirante – focando na vista da Great Oyster Bay até a Península Freycinet. A outra ideia orientadora foi a de criar uma espécie tenda sólida – uma estrutura que fornece o abrigo necessário em um local tão exposto, mantendo o imediatismo da paisagem circundante. Devido ao tamanho e disposição das aberturas, o usuário está sempre próximo à paisagem e ao clima.

Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Exterior
© Adam Gibson

No início, o terreno era intocado por dunas com vegetação íngreme e áreas baixas propensas a inundações. O primeiro passo foi avaliar e selecionar os locais para a implantação do estúdio e da futura residência. O planejamento inicial envolveu a resolução de como estabelecer os serviços necessários no local – entrada de automóveis, armazenamento de água, rede de energia e águas residuais – de uma forma que minimizasse a perturbação do local e mantivesse o domínio da paisagem.

Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Exterior
© Adam Gibson
Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Interiores
© Adam Gibson

A calçada é mantida à beira da estrada e forma um loop, para evitar grandes áreas de conversão; a caixa d'água, para abastecimento doméstico e combate a incêndios, está enterrada sob a calçada, para diminuir ainda mais a intervenção no terreno. O estúdio, embora localizado próximo à via para minimizar a incursão no local, é acessado por um caminho que trabalha com os contornos existentes, envolvendo uma duna, a fim de criar separação e privacidade. A estrutura é erguida acima das dunas, para permitir que flutue sobre a vegetação e permita que a fauna [principalmente, cobras] se mova sem restrições.

Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Interiores, Bancada
© Adam Gibson
Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Adam Gibson

Embora fosse um volume pequeno, como parte desta fase inicial, o escopo incluía custos significativos associados à infraestrutura básica no terreno, como a entrada; ligação à rede elétrica; instalação da caixa d'água e instalação do sistema de esgoto. O sistema de sapatas isoladas evita o concreto e minimiza a perturbação do local; o forro em OSB evita gesso cartonado ao utilizar resíduos de produção; as peças de calcário preto, usadas para o piso, adicionam uma significativa massa térmica dentro de um envoltório bem vedado e isolado.

Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Exterior
© Adam Gibson
Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Exterior
© Adam Gibson

Os clientes, um casal de profissionais criativos que anteriormente vivia em LA, buscavam um refúgio. O estúdio deveria fornecer acomodação de curto prazo [1-2 meses] para viajantes do exterior – e assim oferecer todo o necessário para uma fácil ocupação do local. Desde o desembarque em Tassie, passando pela estrada costeira, chegando ao terreno e percorrendo o caminho sinuoso até o estúdio onde a jornada termina em um lugar de paz e calmaria. Enquanto o impacto no local, de 36m2, é pequeno, a forma se abre tanto em planta quanto em corte, permitindo que o volume pareça expansivo. A paleta muito limitada e ricamente texturizada cria um volume que é facilmente lido, de modo que está em segundo plano em relação à paisagem, mas subconscientemente enriquece a experiência geral.

Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects - Fotografia de Exterior
© Adam Gibson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Dolphin Sands / Matt Williams Architects" [Dolphin Sands Studio / Matt Williams Architects] 16 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978505/refugio-dolphin-sands-matt-williams-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.