Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de ExteriorClube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de ExteriorClube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de ExteriorClube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior, FachadaClube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6880
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pau Pau, Protecnica, Solarium
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Gabriel Mota, Luciana Bacin, Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Carmem Procópio, Carolina Matsumoto, Fabiana Kalaigian, Joel Bages, Juliana Fernandes, Juliana Nohara, Mirella Fochi, Vera Silva, Victor Lucena
  • Estagiários: Fernanda Silva, Fernanda Veríssimo, Flávia Theodorovitz, Frederico Branco, Gabriela Eberhardt, Luiza Leptich, Nara Diniz, Otávio Araújo Costa, Pedro Ocanhas, Rafael Colombo, Rodrigo de Moura, Rodrigo Oliveira
  • Cidade: Jaguariúna
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Imagem 6 de 15
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma cidade de clima quente, o Complexo Tamboré Jaguariúna foi concebido como uma grande estrutura para o esporte e o lazer, integrado à exuberante natureza circundante.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto

O terreno, estreito e comprido, levemente em declive e com a sua maior face terminando em um lago, foi determinante na definição do partido desta construção. O edifício é ao mesmo tempo paisagem e suporte para que os usuários desfrutem das visuais do lago e da vegetação.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto
Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Imagem 12 de 15
Planta Baixa Térreo
Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto

O desnível natural do terreno propiciou esta implantação curiosa do edifício. Para quem chega da rua, ele é paisagem, apenas uma topografia construída, uma leve elevação do jardim que comporta o acesso principal do edifício meio nível acima, de onde se descortina a vista do lago e do entorno. Para quem enxerga o conjunto do lago, ele é edifício, uma grande construção que abriga todos os programas de convivência, esporte e saúde.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Imagem 14 de 15
Isométrica Explodida

As atividades diversas são dispostas de forma linear em função das características do terreno e sua setorização é clara – o edifício ao centro separa a área dos esportes aquáticos da área das quadras poliesportivas e a comunicação entre as diversas atividades se faz através uma pista de caminhada ou corrida.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto

Com essa situação o edifício é ainda elemento de conexão. Liga a rua à parte mais baixa do lote. Contempla o caminho ao lago, com seus decks que permitem o contato mais próximo com a água. Conecta as diversas atividades esportivas e abriga em seu núcleo central espaços de encontro dos mais diversos usuários.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto

O edifício é composto de três blocos lineares e não paralelos, implantados na cota média do terreno, com estrutura de concreto armado e fechamento predominantemente em vidro. Brises metálicos de sombreamento foram cuidadosamente colocados nas faces de maior insolação. Estes três blocos principais organizam o programa principal do complexo, composto de salão de festas e apoio, espaço kids, hall de acesso, academia, vestiários e spa, além de diversos espaços de convivência e eventos. Na cobertura destes volumes está situado o salão de jogos, bem como o acesso do conjunto, que se faz por uma leve escadaria, onde se chega ao topo do edifício, e vislumbra-se o belo lago. Todos os demais espaços ficam, portanto, abaixo do nível da rua, com maior privacidade, em contato com o terreno e acesso ao lago. Muitos dos espaços são abertos, apenas cobertos e semi-protegidos, solução possível devido ao clima quente da região.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rafaela Netto

Uma grande cobertura metálica com forro de madeira sombreia e protege da chuva os ambientes do andar superior. Para quem olha da rua, é o único elemento que se sobressai. Visto pelo outro lado, confere o aspecto de grandeza ao conjunto em contraste com a vegetação circundante.

O projeto foi recentemente nomeado para o MCHAP, Mies Crown Hall Americas Prize, prêmio do Illinois Institute of Technology, de Chicago, para obras nas Américas.

Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF - Imagem 10 de 15
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jaguariúna, SP, 13820-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Clube Tamboré Jaguariúna / FGMF" 01 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978462/clube-tambore-jaguariuna-fgmf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.