Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos

Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCasa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Mais Imagens+ 24

Bauru, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  221
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Mascaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blindex, Dura Flor, Emporio Stone, Forth, Gerdau, Moura Pedras, NATUZZI, Portobello, Telhas Dânica, Tubos e Conecções hidráulicas
Mais informaçõesMenos informações
Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Float foi implantada num condomínio fechado na cidade de Bauru-SP, contemplando uma construção de 221 m² que foi projetada num terreno de 395 m² com formato irregular. O partido arquitetônico se deu a partir de um sonho onde a cliente se via sentada em sua sala cercada por plantas, embaixo de um grande pergolado que se estendia por toda a casa. Tais apontamentos, unidos a um programa construtivo focado na funcionalidade e na integração, foram determinantes para o planejamento dos espaços.

Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Pedro Mascaro
Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Pedro Mascaro
Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Imagem 20 de 29
Planta - Térreo
Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Pedro Mascaro

A casa se divide em dois blocos que, separados por um jardim, se distinguem nos quesitos funcionalidade, estética e técnicas construtivas distintas. O espaço privativo é demarcado por um bloco monolítico revestido de pedra madeira, cujo pé-direito mais baixo proporciona a sensação de aconchego e acolhimento. Essa ala da casa é composta pela área de serviços, lavabo e duas suítes tendo a possibilidade de ampliação de uma terceira suíte sem grandes intervenções internas. A área social é demarcada por seu pé-direito mais alto com grandes panos envidraçados, que possibilitam a integração do visual interno com o externo, tornando o jardim uma extensão da sala.

Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Pedro Mascaro
Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Imagem 24 de 29
Corte AA
Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Exterior, Porta
© Pedro Mascaro

Esses dois volumes são unidos por um pano único de telhado desprendido do corpo da casa. Soltar a cobertura sugeriu a criação de um vazio de ventilação acima dos quartos, amenizando a temperatura interna dos ambientes, consequentemente, criou-se o efeito de ventilação cruzada na área social, tornando o ar-condicionado um elemento dispensável. A cobertura foi pensada para uso de telhas metálicas tipo painel, apoiadas sobre vigas que seguem no sentido longitudinal de toda a residência já criando a queda para os fundos. Abaixo, foi instalado um pergolado-forro em madeira que possibilitou abrigar o sistema de iluminação e outros equipamentos de infraestrutura necessários.

Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Pedro Mascaro

Para obtermos o resultado arquitetônico desejado, naturalmente o projeto seguiu a adoção do sistema-misto de estrutura, com concreto armado e estrutura metálica, o que possibilitou grandes vãos envidraçados sem interrupção de pilares.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Float / Fagner Mendes Gava Arquitetos" 14 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978368/casa-float-fagner-mendes-gava-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.