Casa MGG / PAN Architecture

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sébastien Normand

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Exterior, CadeiraCasa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de ExteriorCasa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de ExteriorCasa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa MGG / PAN Architecture  - Mais Imagens+ 11

Gréasque, França
  • Equipe De Projeto: Mathieu Barbier Bouvet, Jean-Luc Fugier
  • Engenharia Estrutural: I2C Bureau d'études structure
  • Construtora: RT Construction
  • Cidade: Gréasque
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Sébastien Normand

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma pequena cidade de Provence chamada Gréasque, em um ambiente rural repleto de carvalhos e pinheiros.

Casa MGG / PAN Architecture  - Imagem 11 de 16
Planta - térreo
Casa MGG / PAN Architecture  - Imagem 12 de 16
Planta - primeiro piso

Localizada entre uma zona habitacional e uma floresta, a nossa proposta tira partido da morfologia do local e de sua topografia. Uma geometria linear simples colocada sobre uma colina permite explorar ao máximo as qualidades climáticas e visuais do terreno. Este projeto visa tornar este local habitável protegendo-se dos fortes ventos (os chamados mistral) e abrindo-se para a paisagem.

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Exterior
Courtesy of PAN Architecture

Devido ao tamanho restrito do lote e a sua proximidade com o vizinho, a casa foi situada na parte norte do terreno, favorecendo a privacidade dos moradores e possibilitando a criação de um jardim na porção sul do lote. As aberturas que estão voltadas para o norte têm vista para a montanha Sainte-Victoire, enquanto as voltadas para sul, para o jardim. O eixo "Sainte Victoire - Jardim" torna-se um conceito fundamental do projeto.

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sébastien Normand

A forma tradicional dos telhados inclinados é desprezada. Esse eixo criado divide o volume principal da casa em duas partes distintas, a da face norte (estável, protetora, maciça e sólida) e a da face sul (frívola, leve e vazia). Essa dinâmica de composição valoriza as relações internas e externas da residência. Cria singularidade com a oposição entre os dois volumes e mantém uma unidade volumétrica.

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Sébastien Normand
Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Sébastien Normand

Brincando com a diferenciação desta casa em relação às vizinhas, este projeto caracteriza-se como um questionamento à tipologia de habitação típica de Provença: uniforme, padronizada e idealizada. A nossa convicção aqui defendida é que a arquitetura que se destaca em um determinado contexto pode se tornar um lugar único e valorizar o ambiente a sua volta.

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Exterior
Courtesy of PAN Architecture

Valorizando a especialidade da mão-de-obra local, o projeto usa da expressividade do concreto. Resultado de um alto nível técnico, este concreto arquitetônico branco bruto cria uma relação profunda entre o projeto e o calcário da paisagem. Seu aspecto monolítico cria um efeito de massa e tensão próprio do imaginário local. Este projeto tenta manter uma relação ampliada com a paisagem. É uma casa aberta para o exterior cuja forma distinta fica em evidência.

Casa MGG / PAN Architecture  - Fotografia de Exterior
Courtesy of PAN Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MGG / PAN Architecture " [MGG House / PAN Architecture ] 20 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978325/casa-mgg-pan-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.