Mostra "Sob Ataque" no Instituto Pavão Cultural em Campinas

No início do século 20 uma bomba explodiu na Rua Helvetia, número 2, no centro da cidade de São Paulo. Ocorria a Revolução Paulista de 1924, também chamada de ‘a revolução que São Paulo esqueceu’: um levante tenentista duramente reprimido pelas tropas fiéis ao governo. Depois de 23 dias de bombardeios que atingiram principalmente a população civil, os jornais comemoravam a vitória da legalidade e o sufoco da revolução. Um século depois, sob a justificativa de manter vigente a mesma legalidade, muitas outras bombas, reais e simbólicas, têm explodido sobre aquele mesmo território, impactando principalmente os mais vulneráveis.

É esse momento histórico - e sua repercussão até os dias atuais - que é retratado, a partir do dia 18/3, no Instituto Pavão Cultural, em Campinas, pela exposição “Sob Ataque”. A exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa e realizada com apoio do Proac-SP, é uma iniciativa cultural que se debruça sobre o território hoje conhecido como Cracolândia, em São Paulo. O projeto mapeia, a partir da fotografia do imóvel da Rua Helvetia, 2, bombardeado durante a Revolução, outras explosões e eventos de violência ocorridos naquele espaço desde então. Para tal, o coletivo, que tem reconhecida produção fotográfica nos campos das artes visuais e do documentarismo, emprega um misto de técnicas e abordagens, utilizando desde a coleta de material imagético histórico até a criação de imagens fotográficas sobre o território em foco.

Em sua concepção, a mostra reúne uma iconografia vinda de diferentes acervos documentais, como os do Instituto Moreira Salles, da Fundação Energia e Saneamento e da Casa da Imagem, além de registros fotojornalísticos contemporâneos. Entre as imagens de arquivo, duas se destacam de modo especial: são reproduções de um postal de Gustavo Prugner, de 1924, e do panorama de Valério Vieira, de 1922, com 5 m de comprimento. Além destas imagens, fazem parte da exposição um conjunto de fotografias criadas pelo Coletivo Garapa a partir da encenação de explosões na região, registros históricos sem autoria declarada e imagens de fotojornalistas contemporâneos. No total, a exposição é composta por 24 imagens.

Ao revirar o passado, “Sob Ataque” traz para o presente as tensões históricas que se acumulam e transformam a paisagem da região dos Campos Elíseos ao longo do tempo. A proposta é fazer uma leitura transversal dessas tensões, desde a formação do bairro até a atualidade. O imóvel bombardeado e fotografado por Prugner há quase cem anos ficava, precisamente, onde hoje se concentra o "fluxo" da chamada Cracolândia.
Levar a exposição a Campinas ganha sentindo, para além da questão histórica – sempre interessante aos curiosos e também pelo fato de muitos residentes de São Paulo terem se refugiado na cidade do interior – a partir do diálogo que estabelece com uma cidade de grande densidade populacional e que enfrenta situações de exclusão e deterioração de espaços públicos, que hoje se configuram como bolsões de pobreza e dilemas sociais como o tráfico e uso de drogas. De acordo com Rodrigo Marcondes, um dos idealizadores da mostra “os processos históricos e o progresso das metrópoles, em oposição às lacunas sociais na saúde pública, moradia, entre outros, ultrapassa contextos de espaço e tempo de uma situação específica, e tal experiência deve ser compartilhada e colocada à reflexão de todos”.

Para Paulo Fehlauer, também coordenador e idealizador do Garapa, “a proposta é de exercitar um olhar ambíguo e dialético sobre essas explosões que, ao longo do tempo, ajudaram e ajudam a moldar não apenas a geografia do território, mas, também, as suas dinâmicas históricas e sociais. Um território cuja alcunha pejorativa — Cracolândia — disfarça a complexidade das relações e dos conflitos que se entranham no tempo e no espaço, confinando-as a uma leitura presumidamente unívoca”, afirma.

A programação da exposição contará com visita guiada pelo coletivo no dia 19/3, às 15h. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Mostra "Sob Ataque" no Instituto Pavão Cultural em Campinas" 10 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978282/mostra-sob-ataque-no-instituto-pavao-cultural-em-campinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.