Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L.

Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Exterior, FachadaCasa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores, EscadaCasa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores, Escada, PortaCasa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de ExteriorCasa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Mais Imagens+ 42

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Jesús Granada
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Tiles Spain, Cumen, GALA, Grespania, Grupo Puma, Onix Mosaico, Parador, Peygran, Roca, SGG CLIMALIT, Strugal, URSA
  • Arquitectos: Juan Carlos Pérez Pedraza, Óscar Benítez Carmona, Vidal Gómez Martínez
  • Arquiteto Técnico: David Domínguez
  • Cidade: Córdoba
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 7 de 47
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa situa-se num lote de 6,60 metros de frente por 16,20 metros de profundidade no bairro Arcángel de Córdoba, uma zona de crescimento da cidade de meados do século XX na periferia imediata da cidade amuralhada. O programa de habitação devia se encaixar no lote estreito. Dada a mobilidade limitada do volume, o projeto centrou-se na gestão da iluminação e ventilação naturais e na organização dos usos por níveis, propondo uma espacialidade contínua na horizontal e na vertical, com espaços que se abrem para a rua estreita (5m), bem como para os pátios interiores e clarabóias.

Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 28 de 47
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 8 de 47
© Jesús Granada

A abertura para o interior é resolvida por meio de grandes vãos que ligam os terraços a diferentes níveis, absorvendo a luz refletida pelas empenas. Para a abertura exterior, uma fachada composta por blocos do chão ao teto foi concebida para permitir que os quartos se estendam para além da parcela. A privacidade é proporcionada por uma segunda pele composta por dois elementos. O piso térreo é configurado como uma base composta por uma fachada de chapa microperfurada finalizada por uma armação de concreto aparente - traçada a partir da sequência de Fibonacci - sobre a qual repousa um véu que protege as vistas nos níveis superiores. Este véu é composto por uma malha de cerâmica vidrada que filtra as vistas enquanto reflete todas as tonalidades de luz - desde o amanhecer até ao anoitecer - permitindo ver sem ser visto.

Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores, Escada, Porta
© Jesús Granada

O projeco propõe a utilização de materiais e elementos de construção tradicionais locais - tais como madeira, cerâmica e celosías (elementos vazados) - de uma perspectiva contemporânea, com referências claras na arquitectura contemporânea de Córdoba, como a recente C3A de Nieto Sobejano Arquitectos ou as celosías da Mesquita-Catedral de Rafael de la Hoz.

Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores, Escada
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores, Escada
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 9 de 47
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 43 de 47
Planta primeiro pavimento
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 36 de 47
Seção
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Interiores
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 14 de 47
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 40 de 47
Planta segundo pavimento
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 42 de 47
Seção
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Imagem 26 de 47
© Jesús Granada
Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jesús Granada

celosía tornou-se, desde o início, a protagonista absoluta do projeto. É composta por peças cerâmicas extrudidas com uma matriz trapezoidal que permite uma multiplicidade de configurações, escolhendo um layout que realça o sentido isotrópico da malha enquanto oferece ao olho diferentes leituras da unidade base. Foi escolhido um esmalte branco para melhorar o reflexo da luz sem comprometer a sua riqueza cromática. As peças foram colocadas com filas reforçadas e ancoradas às frentes da laje e à placa perimetral. A escadaria central feita de chapa de aço e os tijolos de Coria reforçam a fluidez dos espaços interiores e enriquecem as nuances cromáticas da luz que caracteriza a vida doméstica da habitação entre empenas, tão típica da arquitectura popular andaluza.

Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L. - Fotografia de Exterior
© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L." [Casa León Alba / Carlos Pedraza Arquitectos Asociados S.L.] 10 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978163/casa-leon-alba-carlos-pedraza-arquitectos-asociados-sl> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.