Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 2 de 45Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Fotografia de Exterior, VigaCasa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 4 de 45Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 5 de 45Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Mais Imagens+ 40

Villa Parque Síquiman, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acerco, Adobe Systems Incorporated, Aluminia Córdoba, AutoDesk, Chaos Group, Holsing, Maderas Misioneras, Piacce Vidrios, Terralon, Trimble Navigation
  • Equipe De Design: Camila Nieto, Fiama Ríos, Picco Gina, Cami Ripoll, Aldana Maechtri, Milagros Siviachi, Valentin Valegnio, Laura Garcia, Micaela Gonzalez
  • Consultor Estrutural: Andrés Mole
  • Cidade: Villa Parque Síquiman
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de fim de semana é resultado de um estudo aprofundado sobre os atuais problemas de construção em nosso território natural, e desenvolvida sob a lógica da certificação de habitação sustentável LEED v4. As mudanças geradas durante a pandemia promoveram o trabalho remoto e abriram um novo cenário, favorecendo o avanço das migrações e o crescimento da demanda por moradias em ambientes de alto valor paisagístico e natural.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 2 de 45
© Gonzalo Viramonte

Portanto, o processo se propõe a mergulhar em lógicas projetuais, construtivas, sustentáveis ​​e bioclimáticas que incorporem novas relações campo-cidade, revertendo os processos históricos de produção de materiais, desde o extrativo in situ ao montado a seco de baixo impacto, já que o impacto de nossa atividade na atual deterioração ambiental é crucial - as obras de construção representam cerca de 70% das emissões globais de carbono e mais de 60% do uso de recursos.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte

A casa está localizada na região montanhosa de Córdoba, às margens do Lago San Roque, em um contexto caracterizado por extrema fragilidade ambiental, com períodos de longa estiagem, grandes incêndios, perda de mata nativa, falta de infraestrutura e pegadas antrópicas territoriais que danificaram a paisagem natural. O lote escolhido, junto a uma área natural protegida, tem uma área de 1610,69m2 e desníveis de até 8 metros em direção à costa.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 23 de 45
© Gonzalo Viramonte
Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 30 de 45
Planta - Meio Ambiente
Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 13 de 45
© Gonzalo Viramonte

Subsolo - a caverna. Em primeiro lugar, buscou-se a implantação da casa através de uma estrutura simples de concreto armado que entre em contato o mínimo possível com o solo nativo e a vegetação existente, permitindo o escoamento da água naturalmente abaixo e obtendo um nível 0 de acesso à casa ao nível da rua, obtendo assim as melhores vistas do lago. A tectônica do concreto dialoga com a do manto rochoso. O espaço produzido entre o plano natural e o da casa permite contemplar a paisagem de forma protegida e funciona como área técnica, estacionamento e espaço de meditação. A área se localiza sob a piscina, que é elevada e transformada em um reservatório permanente de ar fresco, e desaparece camuflada na folhagem.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 19 de 45
© Gonzalo Viramonte

Pavimento de acesso - a doca. O deck de madeira permite a experiência de entrar na paisagem para se tornar parte dela. O acesso à casa é permitido ao nível da rua, ao atravessar a casa em direção ao lago, o deck se transforma em um terraço e solário, terminando na piscina infinita que brinca em continuidade com o reflexo do lago.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 35 de 45
Corte BB

Área elevada - a Caixa. As fundações permitem que a casa seja elevada e atravessada pelo deck. A "caixa" é leve e etérea com sua estrutura de perfis de aço e interiores revestidos em madeira.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte
Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 21 de 45
© Gonzalo Viramonte

A casa tem dois níveis. O primeiro está ligado de forma linear e flexível com o exterior, os espaços de uso social (cozinha, sala de jantar, sala de estar, terraço, solário e piscina). No pavimento superior está o banheiro principal, quarto, depósito, sala de massagem e sauna-microcinema, além de um home office com vista para o pé-direito duplo do espaço social.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 16 de 45
© Gonzalo Viramonte

A imagem sóbria e minimalista voltada para a rua e a fachada sudoeste contrasta com a abertura da fachada nordeste. A entrada é estreita, e leva para um espaço luminoso de pé-direito duplo que trabalha com os jogos de reflexos e mudança de percepção, acompanhado por elementos verticais de madeira que funcionam como um filtro e reduzem o impacto solar direto, a incidência de vento e chuva nas superfícies envidraçadas.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 25 de 45
© Gonzalo Viramonte

A incorporação do tempo no espaço arquitetônico através de uma sucessão de elementos verticais que aceleram a vista para a paisagem resulta em uma relação que altera-se ao longo das horas e dos dias. A harmonia da cor do material que representa uma abstração da cor da natureza circundante

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 4 de 45
© Gonzalo Viramonte

Tectônica. Um envelope é fixado de forma seca à estrutura de aço exposta. O fechamento foi realizado por meio de um sistema de caixilharia de madeira reforçada no local, com revestimento em placas externas de fibrocimento Siding, pintadas e vedadas com produtos à base de água endurecidos com chapas OSB, impermeabilizantes e isolamento térmico, complementando o encaixe interno em pinho de 3", conservado com óleo de linhaça.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 43 de 45
Croquis

A cobertura é uma feita em inclinação única cpm uma chapa ventilada, com um forro de isolamento duplo e impermeável. As linhas permitem que a água escorra sem impedimentos, e a falta de qualquer tipo de perfuração permite uma manutenção zero e uma fácil acumulação de águas pluviais na sala técnica do subsolo. O isolamento térmico utilizado neste caso foi lã de ovelha lavada.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Os pisos são de madeira de pinho plantado especificamente para construção. A simplicidade foi ganhando as decisões técnicas procurando uma imagem única e sóbria que começa a se misturar com o perímetro florestal. O projeto é de baixa manutenção e feito com materiais reciclados locais. De alguma forma indo contra alguns valores do nosso tempo, pegando certas tradições, resignando-se na expressão exterior mas ganhando na qualidade interior, que no fundo é o que importa quando se trata de viver.

Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos - Imagem 5 de 45
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa bioclimática em Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos" [Vivienda bioclimática en Villa Parque Siquiman / APS/ Pablo Senmartin arquitectos] 14 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978140/casa-bioclimatica-em-villa-parque-siquiman-aps-pablo-senmartin-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.